Há tratamentos muito eficazes para a pele acneica, alguns inclusive que podem ser feitos em casa
O problema, que atinge mais da metade dos brasileiros, não precisa te afetar. Com cuidados específicos, você pode ter uma pele muito mais bonita, uniforme e saudável. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para prevenir a acne e tratar sua pele.
O que é a acne?
A acne é uma dermatose causada devido ao aumento da produção de secreção pela glândula sebácea e também em virtude da obstrução dos poros e da proliferação de bactérias de forma local. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a doença atinge 56,4% dos brasileiros de ambos os sexos, possui tendência hereditária e pode ser desenvolvida em qualquer idade, principalmente durante a puberdade por conta do aumento da produção de hormônios sexuais. Aliás, as alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez ou em quem possui síndrome do ovário policístico, também podem influenciar no aparecimento da acne.
A acne pode ser agravada, ainda, pelo uso de corticoides, pelo estresse ou pela exposição exagerada ao sol, entre outros fatores. Na região da face, é bastante comum surgir nas áreas da testa, do nariz, do queixo, nas têmporas e no contorno dos lábios. Já no corpo, as áreas mais atingidas são tórax, pescoço, peito, costas, ombros, braços e pernas.
> Agende uma consulta e conheça o método Erasmo Tokarski de cuidados com a pele
Tipos de acne e como ela surge
Os tipos mais comuns de acne são os de grau I e II. Esses casos podem ser tratados com um profissional especializado em cuidados com a pele ou com limpezas de pele, feitas por um profissional. É fundamental consultar um médico dermatologista para indicar o melhor tratamento. A acne de grau I é caracterizada por não ser inflamatória, como os comedões e os cravos; já a de grau II é a forma inflamatória da doença, como as pústulas e as espinhas.
A formação da acne inicia-se quando há uma obstrução dos folículos, locais onde nascem os pelos corporais ou faciais, impedindo a passagem do sebo para a pele. Geralmente, isso acontece nas peles oleosas, quando há uma produção exagerada de sebo pela glândula sebácea associada às células mortas da pele. A junção destes dois fatores acaba formando uma espécie de tampão sobre o folículo, conhecido como comedão.
Quando isso acontece, cria-se um ambiente favorável para a proliferação de bactérias. Elas invadem o folículo e alimentam-se das gorduras do sebo, se multiplicando e causando uma infecção na área. A partir disso, temos uma espinha, que é composta pelo comedão e uma bolsa de pus ao redor.
> Agende uma consulta e conheça o método Erasmo Tokarski de cuidados com a pele
Cuidados com a pele acneica
Se sua pele é acneica, o primeiro passo é procurar um dermatologista para tratar as espinhas e cistos inflamados. Um profissional da área fará exames físicos e laboratoriais, caso necessário, assim você consegue evitar cicatrizes, danos à pele e consegue tratar a acne da melhor forma para você.
Desenvolver e manter uma rotina de cuidados com a pele também é essencial, afinal prevenir a acne é mais simples do que resolvê-la posteriormente. Então, tenha o hábito diário da higienização, sempre removendo a maquiagem com um demaquilante adequado para seu tipo de pele. Além disso, você pode esfoliar-lá uma ou duas vezes por semana e também não se esqueça de hidratá-la. Ainda, invista em um protetor solar com cobertura mate.
Na hora de escolher os produtos para pele acneica, prefira opções com um toque seco e procure ativos anti-acne neles. O poderoso Ácido Lactobiônico, por exemplo, possui ação antioxidante, hidratante e cicatrizante, que deixam sua pele mais uniforme e bonita. Outro importante componente anti-acne é o ácido salicílico, que promove esfoliação suave e reduz o processo inflamatório.
> Agende uma consulta e conheça o método Erasmo Tokarski de cuidados com a pele
Trate sua pele
Além das limpezas de pele feitas por profissionais de estética e do acompanhamento com um médico dermatologista, complementar o tratamento da acne em casa é muito importante. Para isso, você precisa criar um ritual de cuidados e, como dito anteriormente, os ácidos podem ser grandes aliados atuando, principalmente, sobre a renovação celular, ao removerem as células mortas
Na hora de higienizar sua pele, conte com produtos específicos para pele acneica. Eles ajudam no controle da oleosidade e possuem ação antisséptica, fundamentais para o tratamento. Um sabonete para acne também ajuda a reduzir o brilho da pele, deixando-a com uma aparência muito mais saudável.
Além disso, use produtos como o secativo de espinha , com ativos cicatrizantes. Eles ajudam no controle do número de lesões, amenizando as marcas do rosto e reduzem o processo inflamatório causador da acne.
> Agende uma consulta e conheça o método Erasmo Tokarski de cuidados com a pele
Cuidados diários
Uma pele acneica precisa de cuidados diários que vão auxiliar no tratamento indicado pelo seu médico dermatologista. O primeiro passo é a higienização com um sabonete para espinha específico. Depois disso, tonifique a pele. Para o cuidado noturno, controlar a oleosidade, prevenir e secar espinhas e estimular a renovação celular, o que ajuda a reduzir marcas de acne.
Mitos e verdades sobre a acne
Muito se fala sobre a acne e suas causas, mas nem tudo é verdade. Por exemplo, não é comprovado cientificamente que o chocolate pode causar acne. Outro mito é que lavar o rosto várias vezes ao dia ajuda a evitar o problema em questão. Fazer isso, na verdade, pode deixar a pele mais oleosa graças ao efeito rebote, então o indicado é lavar a pele apenas duas vezes ao dia.
Não se esqueça, também, de que espremer espinhas não vai acabar com a acne em sua pele. Fazer isso é errado porque ajuda a disseminar a inflamação e pode provocar cicatrizes por lesar a área afetada pela acne.
Você pode encontrar uma possível solução para o seu problema na clínica dermatológica Unipele. Comece hoje mesmo os cuidados consigo próprio.
> Agende uma consulta e conheça o método Erasmo Tokarski de cuidados com a pele