Quando nos comunicamos, temos a intensão de prender a atenção do público até o final para que ele entenda a mensagem que estamos transmitindo. Atualmente temos um fluxo de informações muito intenso devido à polarização dos meios de comunicação em massa.
Diversos fatores compõem uma narrativa, mas em primeiro lugar é importante saber quem é o público que estamos buscando atingir para, a partir daí, selecionarmos a mensagem que gostaríamos de passar.
Além disso, é fundamental que você tenha uma narrativa impactante. Para isso, é importante organizá-la para assim poder surpreender quem a ouve. E, dessa forma, estruturar a mensagem, o ambiente, os personagens e o conflito.
Toda história tem de ter um conteúdo, um propósito/mensagem. Tem de haver uma lógica ─ começo, meio e fim ─ e também um contexto. E é necessário observar e entender esse contexto. Em que condições, o histórico, as referências. Por fim, a história tem de causar alguma experiência, emoção, interação e envolvimento do expectador.
Diante disso, ter as informações claras e realizar um bom storytelling é de extrema importância para comunicar o que deseja.
O storytelling pode ser feito em várias áreas, por exemplo, em marketing e em vendas. Mas uma que ganhou grande relevância nos últimos tempos foi a área de dados, e mais para a frente iremos falar sobre essa área.