40% dos líderes não estão preparados para mudanças, diz pesquisa

Em um mundo em constante transformação, a adaptabilidade, ou seja, a capacidade de reagir e se adequar a mudanças, é apontada por muitos especialistas como uma das principais competências para os próximos anos.

Mas essa habilidade pode estar em falta entre os líderes: cerca de 40% deles dizem não se sentir preparados para lidar com mudanças.

Pelo menos é isso que aponta um levantamento realizado pela Olivia, consultoria especializada em processos de transformação organizacional.

Segundo a pesquisa, que coletou dados de companhias de nove Estados e 35 cidades brasileiras, além de cinco países, 37% dos gestores afirmaram não se sentirem preparados para a mudança e 3% pouco preparados.

O objetivo do estudo foi revelar o grau de importância dado pelas empresas à cultura organizacional nos processos de mudança pelos quais passam.

Participaram da pesquisa empresas de 14 setores, como serviços, agricultura, varejo, indústria, tecnologia, educação, saúde, entre outros. Além disso, 66% dos profissionais entrevistados são gestores, incluindo cargos como CEO, sócio, fundador, diretor, gerente e coordenador.

“O mundo está muito mais dinâmico, e a cultura organizacional deve ser um pilar dessas transformações, pois as organizações não mudam, mas sim as pessoas, portanto elas devem estar no centro de qualquer estratégia de mudança”, diz Reynaldo Naves, sócio e managing partner da Olivia Brasil.