A vida do designer Lezio Lopes não estava exatamente num clima “férias na Sicília” em 2020. Após cursar Design Moda na Universidade Federal do Ceará e de desenvolver estampas para uma empresa em Fortaleza por dois anos, ele decidiu cruzar o globo em direção a Sidney, na Austrália, onde foi aprimorar o inglês e fazer uma especialização em Gerenciamento de Projetos e Marketing Digital.
Mas aí veio a pandemia de Covid-19. Naquele momento de incerteza e confinamento, resolveu criar projetos autorais para divulgar seu trabalho nas redes sociais. Uma dessas ilustrações chamou a atenção do Plains of Yonder, estúdio criativo de Seattle. Eles entraram em contato com o designer perguntado se queria trabalhar em um projeto audiovisual.
“A partir daí, seguimos com o desenvolvimento do projeto, que eram os papéis de parede da abertura da primeira temporada de ‘The White Lotus’”, conta Lopes, que antes só tinha feito projetos relacionados a moda, decoração e design de embalagens. “Ainda é tudo muito surreal! Pensar que tive a oportunidade de participar de um projeto tão grandioso é incrível demais, a ficha ainda não caiu”, diz, empolgado, sobre a série vencedora de 10 Emmy, que acaba de exibir a segunda temporada na HBO Max.
Lezio Lopes nasceu em Aracaju, Sergipe, e desde criança começou a fazer os primeiros desenhos. Na faculdade, desenvolveu um interesse especial pela estamparia, que unia suas grandes paixões, a moda e a ilustração. A fonte de inspiração principal, como se nota em seus trabalhos, é a natureza. Foram algumas dessas ilustrações, em que onças e araras repousam em folhagens enormes, que chamaram a atenção dos criadores da abertura da série.https://player.vimeo.com/video/765594926?h=c039f6fb11
O designer diz que toda a direção da arte veio do estúdio, com briefings detalhados do que deveria ser criado seguindo o enredo da série, com suas reviravoltas, mistérios e relacionamentos conturbados. “Na primeira temporada a abertura é toda composta das minhas estampas e ilustrações, então houve maior liberdade criativa. Já na segunda, o briefing veio mais amarrado para conseguirmos combinar criações originais com as pinturas já existentes, sempre buscando fazer uma conexão com a história da série.”
Entre os fãs da história criada por Mike White, que a cada temporada mistura os dramas pessoais de hóspedes super privilegiados de um resort de luxo com questões de classe e crimes misteriosos, virou moda tentar decifrar “pistas” escondidas do que os novos episódios vão contar. Para Lopes, além de ter o trabalho exibido no mundo todo pela HBO Max, ver os fãs tentando decifrar suas ilustrações é parte da recompensa.
“É fascinante ler online sobre as teorias por trás das ilustrações. Muito legal ver tanta gente analisando, discutindo, e tentando desvendar os mistérios da série pela abertura”, afirma.