Dois dias após ser derrotado nas urnas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou a imprensa para um rápido pronunciamento. Em pouco mais de dois minutos, agradeceu os mais de 58 milhões de votos, falou sobre os bloqueios nas estradas ao redor do país e não parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória no pleito.
Além da demora em se pronunciar e do pouco tempo de fala, outra situação chamou a atenção de quem acompanhou o discurso: as caras e bocas de um assessor de Bolsonaro, que estava um pouco atrás do presidente. Logo as cenas se tornaram virais e se espalharam como memes pelas redes sociais.
O homem em questão é Flávio Augusto Viana Rocha, de 59 anos, almirante de esquadra da Marinha e Secretário Especial de Assuntos Estratégicos desde fevereiro de 2020. Nascido em Fortaleza, entrou para a carreira militar em 1981. Como oficial da Marinha, foi seis vezes titular de unidade militar: três comandos no mar e três unidades como almirante.
O currículo de Flávio Augusto é marcado por formações e titulações, incluindo uma experiência internacional na Academia Naval dos Estados Unidos da América em Annapolis.