Dados são referentes às visitas feitas entre 1º de agosto e 31 de outubro. Segundo IBGE, número representa 63,59% da população estimada de Brasília.
Os recenseadores que coletam os dados para a pesquisa do Censo Demográfico de 2022 passaram por 675.990 casas no Distrito Federal, entre 1º de agosto, início do trabalho, e 31 de outubro. As informações do terceiro balanço do estudo foram divulgados na terça-feira (1º).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de moradores que forneceram informações para pesquisa representa 63,59% da população estimada de Brasília. O censo promove um levantamento de dados sobre a população brasileira, que permite traçar um perfil socioeconômico do país.
A pesquisa é realizada a cada 10 anos pelo IBGE, porém, está atrasada há dois anos por causa da pandemia de Covid-19 e por cortes no orçamento do governo federal.
Dados coletados no Distrito Federal
Os recenseadores realizam dois tipos de questionário: o básico, composto por 26 perguntas corresponde a 95,2% dos dados coletados; e o da amostra — ou questionário ampliado —, composto por 76 perguntas, aplicado em 5,2% dos domicílios (saiba mais abaixo).
No Distrito Federal, o índice de recusa em responder ao censo é de 2,29%, abaixo da média do país que é 2,33%, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (6%), também aplicada pelo IBGE.