Clube na Asa Sul é suspeito de furtar energia suficiente para abastecer 7 mil casas

Desvio foi flagrado pela Neonergia; Polícia Civil investiga. Clube da Vizinhança diz que ‘em momento algum cometeu qualquer irregularidade com relação ao consumo de energia em seus 61 anos de existência’.

O Clube da Vizinhança, na Asa Sul, em Brasília, é suspeito de furtar energia elétrica suficiente para o consumo mensal de 7 mil casas. A suposta irregularidade foi descoberta em uma operação de fiscalização da Neoenergia Brasília, no início de outubro, mas só foi divulgada nesta terça-feira (18).

De acordo com a empresa de distribuição de energia elétrica no DF, após análise, foi constatado que o desvio de energia realizado pelo clube é superior a 1 milhão de quilowatts-hora (kWh). A Polícia Civil investiga o caso.

Em nota, o estabelecimento disse que “em momento algum cometeu qualquer irregularidade com relação ao consumo de energia em seus 61 anos de existência”. O clube informou ainda que somente a Neoenergia tem acesso ao quadro padrão de energia do local e afirmou que “o lacre estava intacto”.

Segundo o clube, nesta quarta-feira (19), técnicos da Neoenergia, junto com engenheiros eletricistas contratados pela empresa, vão fazer nova vistoria no local “a fim de esclarecer os fatos”.

Fiscalização

Bar é flagrado roubando energia elétrica na Asa Sul, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Bar é flagrado roubando energia elétrica na Asa Sul, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Em julho, a Neoenergia realizou duas fases da Operação Happy Hour e encontrou estabelecimentos com irregularidades na medição consumida e mensurada pelos medidores de energia.

No dia 27 de julho, foi constatada fraude em um bar na Asa Sul. Segundo a empresa, o volume de energia recuperado foi de 250 mil kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 1,4 mil residências por um mês.

Poucos dias depois, mais quatro estabelecimentos foram fiscalizados. Três deles na Asa Sul e outro em Águas Claras. O volume de energia recuperado foi superior a 1 milhão kWh, equivalente ao consumo mensal de aproximadamente 5,8 mil casas.

Em agosto, a Neoenergia realizou a Operação Massa Fresca, em parceria com a Polícia Civil do DF. Na ação, a distribuidora encontrou duas padarias e uma pizzaria, localizadas no Gama, com irregularidades. O volume de energia recuperado foi de 450 mil kWh, equivalente ao consumo de aproximadamente 2,5 mil residências por um mês.

Segundo a Neoenergia, toda energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo. “As irregularidades foram retiradas, os estabelecimentos regularizados e as constatações serão enviadas à Polícia Civil para que os responsáveis respondam em âmbito criminal”, diz a empresa.

O furto de energia é previsto no Código Penal e é passível de pena de até a oito anos de reclusão. A distribuidora destaca que o crime “prejudica o fornecimento de energia, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento”.

Denúncias de “gatos” podem ser feitas, de forma anônima, pelo número 116 ou pelo site da Neoenergia.