Encontro faz parte do evento ‘Diálogos Contemporâneos’. Palestras gratuitas vão até 25 de outubro; confira programação.
Nesta segunda-feira (17), dentro da 5ª edição do evento “Diálogos Contemporâneos”, a cantora, compositora e escritora carioca Zélia Duncan é a convidada para uma conversa com o público. Na terça (18), o bate-papo é com o autor e roteirista Marcelo Rubens Paiva (veja detalhes mais abaixo).
O “Diálogos Contemporâneos” vai até 25 de outubro e debate temas como história, cultura, música e comunicação. Os encontros, no Museu Nacional da República, em Brasília, começam as 19h. A entrada é de graça, mas é preciso retirar o ingresso antes.
A conversa com Zélia Duncan vai abordar o tema “A afetividade na tradição musical e na literatura brasileira”. A mediação será feita pelo sociólogo e ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira.
“A ideia é de uma conversa. Não farei propriamente uma palestra”, diz a cantora.
Na terça-feira (18), o autor de “Feliz ano velho”, Marcelo Rubens Paiva apresenta a palestra “Memória e literatura”, com mediação da jornalista Tereza Cruvinel. Paiva ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Letras (ABL) pelo roteiro de “Malu de Bicicleta”, além de três prêmios Jabuti de Literatura.
Sua obra mais recente é “Do começo ao fim”, escrito durante a pandemia de Covid-19. O livro conta a história de uma relação que é interrompida na juventude e retomada décadas depois.
“Eu faço autobiografia desde que comecei, e esta também é uma história que aconteceu comigo”, diz o escritor.
Além da participação nas conversas, os autores vão visitar escolas e universidades para um bate-papo sobre as obras com os alunos. As instituições são:
- Universidade Católica de Brasília (UCB)
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) – campus São Sebastião
- Centro de Ensino Médio Ave Branca de Taguatinga (Cemab)
- CEM Taguatinga Norte
- CEM 01 do Riacho Fundo I
- CEM 12 de Ceilândia
- CEM 04 de Ceilândia
- CEM 2 de Ceilândia