Pneu de avião de pequeno porte estourou e interditou pista por nove horas; 23 voos foram cancelados na capital. Veja orientações de companhias aéreas para passageiros afetados.
Pelo menos seis voos foram cancelados no Aeroporto de Brasília, na manhã desta segunda-feira (10), depois que um acidente interditou a pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por quase nove horas. A interrupção ocorreu no domingo (9), mas ainda tem reflexos nesta manhã.
O problema ocorreu depois que o pneu do trem traseiro de uma aeronave de pequeno porte estourou na hora do pouso. Ninguém ficou ferido. Segundo a Inframerica, que administra o terminal de Brasília, no domingo foram 23 voos cancelados e 18 atrasados na capital.
A situação atingiu rotas para o Aeroporto de Congonhas, assim como para outras regiões do país, das companhias aéreas Gol e Latam. A orientação é que, antes de ir ao terminal, o passageiro confira o status do voo com a empresa.
O que dizem as companhias aéreas?
Gol
A Gol informou que os clientes afetados podem remarcar ou cancelar as viagens, sem custo, até o dia 23 de outubro, dependendo apenas da disponibilidade de voos.
“Se possível, a companhia sugere que os passageiros evitem ir ao aeroporto se o seu voo estiver na lista abaixo. Para remarcação ou pedido de reembolso, os Clientes devem entrar em contato pelo telefone 0800 704 0465. Para clientes Smiles, o telefone é 0300 115 7001 (Smiles e Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro e Diamante)”, diz, em nota.
Veja a lista de voos da Gol afetados na capital:
- G3 1402: Congonhas – Brasília
- G3 1461: Brasília – Congonhas
- G31999: Maceió – Brasília
- G31742: Brasília – Goiânia
- G31464: Congonhas – Brasília
- G31452: Congonhas – Brasília
- G31787: Porto Seguro – Brasília
- G31784: Brasília – Curitiba
- G32159: Brasília – Congonhas
- G31451: Brasília – Congonhas
- G31445: Brasília – Congonhas
Latam
Já a Latam afirmou que os clientes devem, antes de sair para o aeroporto, verificar o status do voo no site ou no aplicativo da empresa, em “Minhas Viagens”. “Só saia de casa se conseguir fazer o check-in online”, diz, em nota.
Ainda de acordo com a companhia, “todos os clientes com voos domésticos programados com origem, conexão ou destino em São Paulo/Congonhas nos dias 9/10 e 10/10 têm total flexibilidade de postergar ou cancelar suas viagens sem custo, podendo remarcar ou pedir o reembolso integral das suas passagens aéreas sem cobrança de multa e de diferença tarifária”.
“Essa flexibilização voluntária pode ser feita pelo site da companhia em ‘Minhas Viagens’ até 10/10. Caso tenham dificuldades, devem entrar em contato com a Central de Vendas e Serviços (4002-5700 nas capitais ou 0300-570- 5700 nas demais localidades do Brasil)”, afirma.