O 5G é a evolução natural das gerações anteriores de telefonia, o 3G e o 4G. Ele oferece mais velocidade de conexão à internet no celular e outras aplicações que podem revolucionar a sociedade a curto e médio prazo, como objetos inteligentes conectados e cidades inteligentes.
Mas que diferença ele faz na nossa vida? Todos os aparelhos celulares já são compatíveis? Quando sua versão completa funcionará no Brasil? Veja as respostas abaixo.
O que é 5G?
A tecnologia 5G é a nova geração de rede de internet móvel. Ela traz ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.
Basicamente, ela usa o melhor espectro de rádio e permite que mais aparelhos acessem a internet móvel ao mesmo tempo. De acordo com especialistas, o 5G possibilita que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado.
A proposta é que tudo se torne conectado: não só celulares, mas também carros, geladeiras, máquinas de lavar, câmeras de segurança e outros eletrônicos.
Qual a velocidade do 5G?
A média da velocidade 3G no Brasil é de 8,82 Mbps (megabits por segundo). As redes móveis 4G mais rápidas oferecem aproximadamente 45 Mbps (megabits por segundo). Mas a indústria ainda tem esperança de alcançar 1 Gbps (gigabit por segundo = 1.024 Mbps).
Como funciona o 5G?
Ele usa faixas de frequência mais altas da telefonia para funcionar. Essas faixas ficam entre 3,5 GHz (Gigahertz) a pelo menos 26 GHz.
Elas têm uma capacidade maior, mas como seus comprimentos de onda são menores, significa que seu alcance é mais curto. Por isso, são chamadas de “ondas milimétricas” e são bloqueadas mais facilmente por objetos físicos.
Para que serve o 5G?
Engana-se quem pensa que a tecnologia 5G chegou apenas para deixar a navegação da internet mais rápida. A expectativa é que, em seu último estágio, o 5G represente um avanço importante na sociedade tecnológica.