O abandono escolar é caracterizado quando o estudante tem um número de faltas consecutivas superior a 25% e não retorna à sala de aula
Mais de 3,7 mil alunos abandonaram o ensino médio na rede pública do Distrito Federal no ano passado. O número é 10,25% maior do que a quantidade de estudantes que largaram os estudos em 2022. Para o GDF, dificuldades financeiras e necessidade de trabalhar para ajudar em casa são alguns dos principais desafios enfrentados pelos jovens.
A situação desses alunos é classificada como “afastados por abandono” no Censo Escolar. O abandono escolar é caracterizado quando o estudante tem um número de faltas consecutivas superior a 25% e não retorna à unidade escolar até o final do ano/semestre letivo.
Em 2023, a etapa que mais registrou abandono foi o 2º ano do ensino médio no período matutino. Foram 921 alunos que largaram os estudos. Já em 2022, a rede pública perdeu 3,4 mil estudantes do ensino médio como um todo. Uma delas foi Camila Caroline Lourenço de Oliveira. Hoje com 15 anos, ela conta que teve que abandonar os estudos devido a uma gravidez.
Ex-aluna do Centro de Ensino Fundamental 3 da Estrutural, Camila afirma que tem vontade de voltar a estudar. Porém, morando sozinha com o filho, ainda não conseguiu.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF) afirma que o índice de abandono escolar é motivo de “grande preocupação”.