Psicólogo indica linhas de pensamento que farão com que o peso da separação não afete tanto você
Muitas pessoas buscam terapia por sofrerem devido a um relacionamento que terminou mal. Elas dizem ao profissional coisas como “Eu queria poder voltar no tempo e fazer tudo diferente” ou “Não sei como vou conseguir sobreviver sem ele/ela na minha vida”.
Mas a verdade é que todos nós temos uma incrível capacidade de nos recuperar até mesmo das separações mais difíceis. Veja três técnicas que você pode usar para amenizar a dor de um relacionamento que não deu certo:
1. O fracasso está nos olhos de quem vê
O termo ‘relacionamento fracassado’ é errado. Claro, os relacionamentos podem não funcionar como esperávamos, mas isso não os torna fracassos. Infelizmente, nossos cérebros têm uma tendência a classificar pessoas, eventos e coisas em categorias radicais, como preto e branco. Isso nos ajuda a dar sentido ao mundo caótico e sobrecarregado de informações em que vivemos.
No caso de um ‘relacionamento fracassado’, é importante lembrar que sempre há mais nuances na situação do que nosso cérebro gosta de aceitar. Relacionamentos que não deram certo muitas vezes têm suas próprias pequenas vitórias. Talvez você tenha aprendido algo sobre si mesmo que não sabia antes do relacionamento; começado uma nova atividade, hobby ou rotina por causa do relacionamento; conhecido uma nova parte do mundo; ou descoberto um novo hábito saudável. Talvez agora você tenha uma ideia melhor do que gostaria de encontrar no seu próximo relacionamento.
Faça o possível para não atribuir julgamentos de valor aos seus relacionamentos passados, como dizer que ‘X’ foi um sucesso ou ‘Y’ foi um fracasso. Em vez disso, aceite a nuance que pode ser encontrada nos relacionamentos passados e aprenda com todas as experiências, tanto as boas quanto as ruins.
2 – Use relacionamentos passados como catalisadores para a mudança
Duas coisas podem acontecer depois que enfrentamos um fracasso ou contratempo: nos afastar de futuras oportunidades de autodesenvolvimento ou abraçar a situação e usar o fracasso como combustível para o autodesenvolvimento.
Se esforce para seguir o segundo passo. Se tiver dificuldade em encontrar motivação para se recuperar após um término difícil, a terapia pode ajudar. Muitas vezes, um profissional de saúde mental pode te ajudar a descobrir que você está assumindo grande parte da culpa pelos acontecimentos que levaram à separação. Talvez você esteja subestimando o quanto as reviravoltas da vida estão simplesmente fora do seu controle. Esse modo de pensar pode causar problemas em outras áreas também, como na criação dos filhos e nas metas profissionais.
É reconfortante lembrar a nós mesmos que não podemos controlar o futuro. Não podemos controlar as escolhas que outras pessoas fazem. Não podemos nos forçar a uma realidade que talvez nunca se concretize.
O que podemos controlar são nossos pensamentos, emoções, ações e comportamentos. Quanto melhores ficamos em guiar nosso próprio caminho, menos somos afetados pelas inúmeras coisas que vão além do nosso controle.
3 – Não dê ao romance mais importância do que ele merece
Também é importante lembrar que todos os relacionamentos na vida têm significado. Portanto, quando falamos de ‘relacionamentos fracassados’, isso não precisa se referir apenas a um romance que não deu certo. Podemos enfrentar términos de carreira ou desentendimentos familiares que nos afetam tão profundamente quanto um romance perdido.
Além disso, quando enfrentamos uma separação difícil, podemos encontrar conforto nos relacionamentos que temos com membros da família, amigos e colegas de trabalho. Portanto, tenha cuidado para não colocar sua vida amorosa num pedestal que o afaste de seus outros relacionamentos próximos. (Da mesma forma, tenha cuidado para não afastar seu parceiro romântico investindo demais em outros relacionamentos.)
Uma das chaves para uma vida saudável e longa é cultivar e manter muitos laços sólidos de contato social. Ame os laços que você tem com todas as pessoas em sua vida e comunidade. Faça o possível para ajudar os outros e retribuir quando puder. A força que nossas conexões com os outros nos passa é talvez nosso recurso mais poderoso e com certeza o melhor antídoto para superar um relacionamento que não deu certo.