Ter controle emocional é a capacidade que alguns indivíduos têm de compreender melhor seus sentimentos e emoções – desde a sua primeira origem – e, com isso, conseguir agir de forma mais calculada e razoável, sem se deixar levar por impulsos e pensamentos ou influências negativas.
Controlar melhor as emoções por meio da inteligência emocional é ter habilidade de lidar com os próprias emoções em momentos intensos, sejam eles positivos ou negativos, controlando os sentimentos e expressando eles de maneira adequada em cada situação.
Com isso em mente, fica mais fácil manter suas emoções sob controle e garantir bons resultados para sua atuação pessoal e profissional.
Para ter controle emocional é preciso ter inteligência emocional. Assim, em situações difíceis ou até mesmo diante de sentimentos difíceis, quem tem controle emocional consegue reagir de uma maneira mais assertiva.
A regulação emocional ocorre quando alguém influencia a intensidade, a duração ou a qualidade das suas próprias emoções. Exemplos disso são assistir um filme interessante para se livrar do tédio ou tomar uma cerveja para reduzir o estresse. Tendemos a regular as nossas emoções quando existe uma discrepância entre como gostaríamos de nos sentir e como estamos nos sentindo. Em contextos assim, usamos uma estratégia de regulação emocional para reduzir essa discrepância mudando as nossas emoções. As pessoas regulam suas emoções em qualquer umas das quatro etapas envolvidas em qualquer experiência emocional, que são a situação, a atenção, a interpretação e as respostas.