A nova cuvée conta com a colaboração da artista italiana Paola Paronetto, que se inspira na natureza para criar suas obras de arte
A história da Veuve Clicquot está intimamente ligada à figura de Madame Clicquot, também conhecida como “a Grande Dama de Champagne”. A empresária francesa foi a responsável por marcos históricos como a criação do primeiro champagne de safra (1810) e o primeiro champagne rosé blended (1818).
Foi em uma iniciativa para homenagear essa trajetória que a maison Veuve Clicquot criou sua prestigiosa cuvée La Grande Dame, que busca transmitir uma mensagem de esperança, otimismo e paixão — valores que eram fundamentais para Madame Clicquot. Assim, cada nova edição comemorativa incorpora esse simbolismo de uma forma diferente e criativa.
Em 2020, a garrafa comemorativa à safra 2012 da La Grande Dame homenageou a cor icônica da maison – o amarelo de seu rótulo – graças à visão pontilhista flamboyant da artista japonesa Yayoi Kusama.
Já em 2023, a empresa acaba de revelar a nova safra 2015 de La Grande Dame, que conta com a colaboração da designer italiana Paola Paronetto. Mestre das cores, ela criou uma coleção de seis caixas de presente em tons que remetem à emoção, otimismo e comprometimento. De forma resumida, o conjunto é uma sinfonia de cores que se misturam de forma harmoniosa.
Paola se inspira na natureza para criar suas obras de arte, que trazem inovação estilística diferenciada. Com o tempo, aperfeiçoou a técnica batizada de Paper Clay, combinando argila, fibra de celulose e água. Suas criações, que evocam a textura do papelão ondulado, são perfeitos ‘trompe l’oeils’. Cada peça é feita à mão e assinada, o que lhe confere um caráter único.
Além disso, a artista também tem um histórico de compromisso com a reciclagem de materiais e o uso consciente de recursos. Por conta disso, as caixas da nova edição de La Grande Game são feitas de forma sustentável na França e possuem 60% de cânhamo, 20% de algodão e 20% de outras plantas em sua composição — essa novidade reduz em três vezes o impacto de CO2 em comparação com as caixas anteriores, significando 230 toneladas de CO2 por ano.
O SABOR DE LA GRANDE DAME 2015
Mais do que o design marcante, a nova safra de La Grande Dame também possui fortes características quanto ao seu sabor. 2015 foi um ano excepcional para o Champagne. Depois de um inverno muito ameno, a primavera começou com um período particularmente frio, seguido de altas temperaturas. No mês de junho, muito sol e pouca chuva produziram uma floração homogênea. As uvas colhidas em meados de setembro, no frescor do outono, deram origem a uma grande safra.
Madame Clicquot gostava particularmente de Pinot Noir. Ela costumava dizer: “Nossas uvas tintas dão origem aos melhores vinhos brancos.” Um vintage solar, La Grande Dame 2015 é fiel à essa visão de Madame Clicquot. O Pinot Noir encontra sua maior expressão nesta mistura (mais de 90%), realçada por um toque de Chardonnay (10%).
“Estamos felizes em continuar a história da La Grande Dame, nosso excepcional vinho, que personifica a excelência da maison, assim como nosso amor pelo Pinot Noir. Para esta nova safra, estamos honrados em colaborar com a artista italiana Paola Paronetto. Seu trabalho mais uma vez transmite uma profunda mensagem de otimismo”, destaca Jean-Marc Gallot, presidente e CEO da Veuve Clicquot, em nota oficial para a imprensa