Para emagrecer, é necessário ir além da ingestão de chá; consumo da bebida faz bem desde que feita em equilíbrio
Neste ano, dois casos gravíssimos envolvendo o chá para emagrecer vieram à tona: o da enfermeira Mara Jane que morreu em decorrência de uma hepatite fulminante por um medicamento chamado “chá 50 ervas emagrecedor”. O outro caso, envolveu a cantora Paulinha Abelha, que faleceu aos 43 anos. Sua morte foi causada por uma meningite, mas foram encontradas lesões renais causadas por esse tipo de medicamento.
Porém, será que o chá é realmente esse vilão? Acredite, ele não é, desde que consumido com muito equilíbrio! Vale lembrar que estamos falando da bebida natural e não de cápsulas, medicamentos ou outras substâncias que utilizam esse nome, tudo bem?
Presente na vida de milhares de brasileiros, o consumo de chás proporciona bem-estar e auxílio na cura de enfermidades. E em nosso país, ainda há um reforço dessa prática com um quê de ancestralidade, já que é um hábito cultivado há séculos por indígenas.
No contexto de perda de peso, alguns chás são utilizados para emagrecer, já que são capazes de auxiliar na queima de gordura corporal. A grande questão é que, a toxicidade de algumas substâncias pode levar à falência de órgãos e causar uma espécie de contaminação da corrente sanguínea.
Nesse sentido, a busca descontrolada pelo corpo perfeito torna-se arriscada, viu? Carla Mikolaiewski, que é tea blender profissional afirma: “não é correto exagerar no consumo e apostar no excesso de chás. Na verdade, nada em excesso faz bem”.
“Emagrecer é um processo. É preciso alimentação saudável, exercícios com qualidade e o consumo de água. Os chás e infusões têm diversas funcionalidades e podem atuar como auxiliadores no processo do emagrecimento. Sozinhos, eles não fazem milagres”, comenta a profissional.
Qual a melhor maneira de usar o chá para quem quer emagrecer?
Carla recomenda também a inclusão dos chás em algumas porções. Contudo, essa adesão deve ocorrer dentro daquilo que é recomendado pelo Ministério da Saúde a respeito do consumo de água.
Já se tratando de quantidade, a tea blender ressalta que “cada chá tem uma combinação e função”. Por isso, é essencial entender e saber respeitar as quantidades de consumo.
Alerta para produtos denominados “chá para emagrecer”
Ainda assim, fica o alerta para quem utiliza chás com o intuito único de emagrecer. Hoje em dia, o que não falta no mercado são produtos com propaganda enganosas. Shakes para a perda de peso ou “substâncias” e “fórmulas” naturais combinadas com ervas podem danificar o organismo e levar a casos mais graves.
“Nenhum chá é capaz desse efeito. O que ocorre é a má administração, associada a outros componentes e a um estilo sem muito controle em busca de um corpo perfeito”, comenta Carla. Especialistas avisam que quanto mais compostos fitoterápicos ou medicamentos são ingeridos juntos, maior a possibilidade de lesar o fígado e outros órgãos, como o rim. Ainda vale lembrar que, desde 1997, o Conselho Federal de Medicina (CFM), na Resolução 1.477, veda a combinação em fórmulas de certas substâncias para a perda de peso.
Por isso, fica o alerta: para emagrecer com saúde, é necessário apostar em alimentação, atividades físicas e um novo estilo de vida. Nenhum produto, nem mesmo chás, conseguem fazer todo o trabalho de emagrecimento sozinho!
Fonte: Carla Mikolaiewski, tea blender da Gourmate.