Centro virtual de conciliação registra índice expressivo na primeira quinzena do mês, com destaque para casos de divórcio e pensão
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) registrou um expressivo índice de acordos em audiências de conciliação e mediação envolvendo processos de família na primeira quinzena de agosto. Entre os dias 1º e 15, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos Virtual 4 (e-Cejusc 4) alcançou 70,59% de acordos, com baixa taxa de ausência das partes – apenas 16,37% de faltosos.
Ao todo, 434 pessoas foram atendidas em 171 processos, resultando na realização de 136 audiências e 96 acordos firmados. Os temas mais recorrentes foram divórcio e exoneração de alimentos — situações que, segundo o tribunal, tiveram 100% de êxito nas conciliações realizadas.
O melhor desempenho foi registrado no dia 5 de agosto, com 100% de acordos celebrados nas dez audiências realizadas com a presença de todas as partes envolvidas.
Acesso ao serviço
Os serviços de conciliação e mediação do TJDFT estão disponíveis de forma gratuita para toda a população, ao longo de todo o ano. A atuação do e-Cejusc 4 é voltada às varas de Família, Órfãos e Sucessões, e tem como objetivo promover a resolução pacífica de conflitos, com agilidade e menor desgaste emocional para os envolvidos.
Cidadãos interessados em participar de audiências conciliatórias ou consultar procedimentos podem se cadastrar diretamente pelo site do TJDFT.