A Ópera do Meio-Dia ocupa, mais uma vez, a escadaria interna do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com uma das mais populares óperas do mundo: La Bohème, de Giacomo Puccini. E de graça. Com uma equipe premiada, as apresentações acontecerão nos dias 3, 4, 17 e 18 de novembro, às 12h, com ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, na entrada principal do Municipal.
O diretor cênico Moacir Chaves, empresta seu olhar sensível e refinado para proporcionar ao público uma vivência íntima e arrebatadora dessa obra-prima de Puccini; o diretor musical Cyrano Sales, Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal e Curador do projeto, conduz essa envolvente história de amor; a pianista Eliara Puggina, dá vida à música instrumental de Puccini; e a atriz Monica Biel, fará uma participação especial na montagem, oferecendo ao público uma experiência ainda mais imersiva.
Os solistas da ópera integram o Coro do Theatro Municipal:
Michele Menezes (soprano), Ivan Jorgensen (tenor), Mariana Gomes (soprano), Flávio Mello (barítono), Fabrizio Claussen (barítono) e Patrick de Oliveira (baixo).
Sinopse:
Na véspera de Natal em Paris, o frio corta as ruas, mas um pequeno grupo de artistas aquece a vida com riso, poesia e sonhos. O poeta Rodolfo se apaixona por Mimì, uma florista de alma doce, cuja fragilidade revela a delicadeza e a urgência do amor verdadeiro, enquanto o pintor Marcello, a encantadora Musetta, o músico Schaunard e o filósofo Colline dividem entre si o pão, a esperança e o desejo de um amanhã melhor.
Entre os amores que vão e vêm, a amizade que resiste e a vida que se esvai quase sem que se perceba — e, de súbito — La Bohème é um hino à juventude, à arte e à ternura que floresce mesmo em meio à escassez.

Ficha Técnica:
LA BOHÈME – Giacomo Puccini
Solistas do Coro do Theatro Municipal
Mimí – Michele Menezes
Rodolfo – Ivan Jorgensen
Marcello – Flávio Mello
Musetta – Mariana Gomes
Schaunard – Fabrizio Claussen
Colline – Patrick de Oliveira
Monica Biel, atriz (participação especial)
Pianista: Eliara Puggina
Figurinos e Objetos Cênicos: Acervo FTM
Visagismo: Antonio Ulysses Rabelo
Produção de Objetos Cênicos e Acessórios: Penha Maria Lima
Coordenador da Ópera do Meio-Dia: Manoel Mendes
Produção: Helene Nascimento
Direção Cênica: Moacir Chaves
Direção Musical e Curadoria: Cyrano Sales

Sobre Cyrano Sales
Cyrano Sales é Maestro Titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do Coro da Companhia de Ópera da Lapa, da Capela Musical Imaculada Conceição e do Veni Sancte Spiritus. Bacharel em Regência pela Escola de Música da UFRJ, tem se destacado na cena lírica nacional pela preparação do Coro do Theatro Municipal em produções de êxito e pela direção artística de montagens da Companhia de Ópera da Lapa, incluindo Tosca, Carmen e La Traviata, apresentadas em importantes palcos como o Theatro Municipal de Niterói e a Sala Cecília Meireles.
É também curador do Projeto Ópera do Meio-Dia do Coro do Theatro Municipal, iniciativa que vem ampliando o acesso à ópera e contribuindo para a democratização do Theatro e para a formação de plateia. O projeto é gratuito para o público e tem levado a excelência artística dos solistas do Coro a outras instituições, como o Museu Naval, com a apresentação de “Turandot” e ao Festival Cultural de Miracema, que receberá “Don Pasquale” ainda neste mês. O projeto chega à sua quarta produção do ano, estreando “João e Maria” na programação do mês das crianças.
Serviço:
Ópera do Meio-Dia (novembro)
La Bohème, de Giacomo Puccini
Datas: 3 (estreia),4, 17 e 18 de novembro (segundas e terças -feiras)
Horário: 12h
Local: Escadaria Interna
Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro
Classificação: Livre
Ingressos gratuitos distribuídos uma hora antes do espetáculo (a partir das 11h)