Impulsionados por exemplos de pessoas que se deram bem e pelo desejo de uma vida com mais segurança e estabilidade financeira, brasileiros têm buscado cada vez mais oportunidades para imigrar para os Estados Unidos.
O momento pode ser favorável, já que no início de 2022 o USICS, Serviço de Cidadania e Imigração do Estados Unidos, divulgou um comunicado pertinente para quem tem o sonho de mudar para o país.
“Há um número excepcional de vistos baseados em trabalho disponíveis neste ano fiscal (outubro 2021 a outubro 2022). Estamos comprometidos a usar todos eles. Há mais vistos disponíveis para as categorias 1 e 2 do que processos pendentes. Se você é elegível, por favor, considere se candidatar”
- EB1, para profissionais com habilidades extraordinárias nos campos da ciência, artes, negócios e esportes;
- EB2, para profissionais com qualificação acima da média que são destaque em seu ramo de atuação.
Ambas concedem um Green Card, permissão para morar e trabalhar no país por dez anos, com a possibilidade de ser renovada.
Vistômetro
O dentista Lucas Lima é um dos que sonham com o sinal verde para mudar de vez para os Estados Unidos. Após muita pesquisa e planejamento, além de múltiplas visitas ao país, o profissional deu início ao processo para obter o visto EB2.
“Chegamos nesse visto após muitos vídeos no YouTube, conversas com advogados, e essa foi nossa melhor escolha de acordo com o cenário atual de aprovação”.
Lucas não está sozinho. “Todos os dias quase cem pessoas me perguntam nas redes sociais se elas têm chance de mudar para os Estados Unidos”, revela Ricardo Molina, corretor imobiliário na Flórida e criador de um canal no YouTube com dicas para quem quer viver e investir na terra do Tio Sam.
Diante das solicitações de seus seguidores, Molina, que é formado em Engenharia da Computação, apostou em inteligência artificial e criou o Vistômetro (https://vistometro.com.br/), ferramenta digital que ajuda a identificar quais vistos americanos se encaixam no perfil do brasileiro que está planejando construir uma vida nos Estados Unidos.
Gratuita, a ferramenta avalia critérios objetivos requisitados pelos principais vistos americanos a partir das informações fornecidas pelo usuário por meio de um questionário, que inclui perguntas sobre a nacionalidade do aplicante, trajetória profissional, se possui familiares nos país, se já teve algum processo de visto negado, entre outras.
O Vistômetro traça a compatibilidade do usuário com os tipos de vistos disponíveis e calcula a porcentagem de sucesso para cada categoria de visto.