Evento em Brasília contará com a presença de Geraldo Alckmin, Jorge Viana e lideranças do setor para discutir o papel estratégico das micro e pequenas empresas no comércio exterior
O SBT News realiza, no próximo dia 17 de setembro de 2025, às 14h, no Brasil 21, em Brasília, um debate sobre a força dos pequenos exportadores brasileiros. O encontro reunirá autoridades, lideranças empresariais e a imprensa especializada para discutir os desafios e oportunidades da internacionalização de micro e pequenas empresas (MPEs).
A abertura será conduzida pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e já estão confirmadas as presenças de:
- Jorge Viana, presidente da ApexBrasil;
- Samuel Crespi, superintendente nacional de Micro e Pequeno Empreendedorismo da Caixa Econômica Federal;
- Tatiana Farah, gerente de Promoção Comercial da CNI.
Outras autoridades e instituições estratégicas também deverão participar.
A importância das micro e pequenas empresas
As micro e pequenas empresas representam 95% dos negócios do país e empregam 80% da força de trabalho brasileira, de acordo com o Sebrae. No comércio exterior, já correspondem a 40% das empresas exportadoras do Brasil.
De olho nesse potencial, a ApexBrasil intensificou suas ações para inserir MPEs no mercado internacional. Em 2024, a Agência apoiou mais de 20,5 mil empresas, sendo 54,2% de micro e pequeno porte – um crescimento de 50% em relação a 2023.
Já a CNI atua no apoio à inserção internacional por meio das federações de indústrias nos estados e no Distrito Federal, além de pautar o diálogo com governos e fóruns empresariais. No evento, a instituição deverá detalhar os resultados da missão a Washington, que tratou das tarifas norte-americanas aplicadas a produtos brasileiros.
Serviço
📍 Local: Brasil 21, Sala Juca Chaves, Brasília
📅 Data: 17 de setembro de 2025 – às 14h
📞 Contato: Kewry Silva | kewrysilva@sbt.com.br – (61) 98257-1662
📝 Credenciamento: Daniel Baddini | danielbaddini@sbt.com.br – (11) 94454-7327
O evento é uma realização do SBT News, com patrocínio da CNI e da ApexBrasil.