Restaurantes de Brasília não ficam pra trás e trazem pratos inovadores sem carne como pokes e hambúrgueres
No dia 1° de outubro, é celebrado o Dia do Vegetariano. A data reforça os benefícios de uma alimentação sem carne, com destaque para os efeitos positivos para a saúde, o meio ambiente e o bem-estar animal. Com um número crescente de adeptos no Brasil e no mundo, a data convida à reflexão sobre o impacto das escolhas alimentares e incentiva práticas de consumo consciente.
No Brasil, o vegetarianismo ganha cada vez mais força nos últimos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (IPEC), mais de 40 milhões de brasileiros se declararam vegetarianos em 2021. Além do aspecto econômico, o crescimento do vegetarianismo reflete uma preocupação crescente com questões ambientais e a redução dos impactos da pecuária na emissão de gases de efeito estufa, consumo de água e perda de biodiversidade.
Em Brasília, os restaurantes não ficam de fora e inovam cada vez mais nos pratos com opções vegetarianas. O Aloha ni Hao é referência na cidade e traz o melhor do mundo dos pokes havaianos com uma opção feita com shimeji. O Veggie (R$54,90) é a mistura de um dos cogumelos mais deliciosos, o shimeji, com arroz integral, molho oriental, nori, chips de batata doce, macadâmia, avocado, pepino e cebola roxa.
“O Dia do Vegetariano nos lembra da importância de oferecer opções saudáveis e saborosas para todos os perfis de clientes. Nosso cardápio de pokes do Aloha inclui combinações ricas em proteínas vegetais e grãos, que são nutritivas e equilibradas, respeitando tanto o paladar quanto o meio ambiente”, diz a restauratrice Mariana Miranda.
Outro lugar incrível em Brasília para aproveitar a data é o Geléia Burger. A hamburgueria conhecida pelo seus deliciosos lanches também não fica de fora e traz a opção deliciosa vegetariana. O Veggie Burger (R$34) tem um blend feito com o saboroso cogumelo shitake acompanhado com delicioso queijo cheddar, a maionese especial do Geléia e alface no pão australiano.
“Para nós, o desafio sempre foi criar o hambúrguer vegetariano tão suculento e delicioso quanto os tradicionais. O Dia do Vegetariano é uma ótima oportunidade para mostrar que é possível oferecer pratos inovadores e sustentáveis, sem abrir mão do sabor. Nosso hambúrguer feito de shitake reflete essa tendência e o compromisso com um futuro mais consciente”, destaca o empresário Alexandre Geléia.