O Distrito Federal (DF) está localizado na região Centro-Oeste e é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Sua sede é a cidade de Brasília, capital do país desde 1960.
Trata-se de um território autônomo sendo a única unidade de federação do país que abrange a cidade de Brasília, onde está localizada a sede do governo. Ele está dividido em 31 regiões administrativas, denominadas de cidades-satélites.
Dados Gerais
- Sigla: DF
Capital: Brasília - Gentílico: quem nasce no Distrito Federal é brasiliense
- População: 3.039.444 habitantes (IBGE, 2017)
- Extensão Territorial: 5.779,997 km² (IBGE, 2016)
- Densidade Demográfica: 444,66 habitantes por km² (IBGE, 2010)
- Número de Municípios: 1
- Data de Aniversário: 21 de abril
- Economia: agricultura, pecuária, comércio, serviços e indústria (extrativista, transformação, transporte, pesqueira e alimentícia)
- Clima: tropical
- Principais Rios: Preto, Paranoá e São Bartolomeu
Bandeira
Como todos os estados brasileiros, o Distrito Federal tem sua bandeira, criada em 1969 pelo escritor Guilherme de Almeida.
Trata-se de um retângulo branco com um escudo verde-oliva e uma cruz estilizada, em amarelo, que remetem aos quatro pontos cardiais e às flechas indígenas. Essas cores foram especialmente escolhidas porque remetem também às da bandeira do Brasil.
História
Brasília foi desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, projetada por Lúcio Costa (1902 -1998) e sua construção começou no governo Juscelino Kubitschek.
A vontade de transferir a capital para o interior do país era uma ideia que surgiu muito antes, na época da independência do Brasil. O nome Brasília foi sugerido por José Bonifácio, em 1823. Inclusive, este foi o nome de uma de suas filhas.
O objetivo era levar o Distrito Federal, ou seja, a capital, para uma área longe do mar e, assim, povoar o sertão e evitar ataques externos.
As coordenadas geográficas teriam surgido em um sonho de João Bosco, um religioso italiano. E, finalmente, em 1891, o projeto de transferir a capital federal foi incluída na Primeira Constituição do República do Brasil.
A pedra fundamental da cidade foi lançada em 1922, o projeto de construção iniciado em 1956 e sua inauguração se daria em 21 de abril de 1960.
De traçado arrojado, a cidade tem a forma de um avião. Entre os principais edifícios construídos por Niemeyer estão o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada, Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.
Principais Características
O Distrito Federal é um estado brasileiro assim como Bahia, Rio de Janeiro ou Paraná, mas é formado por uma única cidade: Brasília.
Este status dados à capitais de um país ocorrem em várias partes do mundo como Washington (EUA) ou Buenos Aires (Argentina). Igualmente, aconteceu no Brasil, quando o Rio de Janeiro era a capital do país.
Mapa
Cultura
A cultura de Brasília é uma miscelânea do país, com destacada influência nordestina e mineira. Dessas duas regiões partiram os trabalhadores que atuaram nos canteiros de obra do Distrito Federal e ficaram conhecidos como “candangos”.
Brasília tem 112,2 quilômetros quadrados tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1987.
Por ser uma cidade jovem, sua tradição está ligada à arquitetura moderna. Entre os principais monumentos destacam-se: o Museu Nacional Honestino Guimarães, o Memorial dos Povos Indígenas, o Centro da Dança e a Biblioteca Nacional.
Nos anos 80, bandas de rock como “Legião Urbana” e cantoras como Cássia Eller, oriundos de Brasília, renovaram o cenário musical brasileiro.
Economia
Atualmente, o setor de serviços corresponde a 71% da economia brasiliense, pois é uma cidade que concentra os órgãos do governo federal, embaixadas e universidades.
Também é marcante a oferta de serviços ligados à cultura, como o teatro, dança, moda e produções artísticas.
Nem sempre foi assim, pois no período da edificação da cidade, a construção civil era a responsável por 90% dos postos de trabalho.
Clima
Brasília está sob a influência do clima tropical. A temperatura média anual é de 22 ºC e os termômetros variam de 13 ºC a 28 ºC.
Por estar situada em uma região de cerrado, a umidade relativa do ar é baixa na maior parte do ano. No período de seca, que vai de maio a setembro, a umidade média é de 10%. Somente no período compreendido entre outubro e maio, é que a umidade sobe para 70% no pico da chuva.
Fauna e Flora
A flora e fauna do Distrito Federal evidenciam a localização no bioma cerrado. São espécies de plantas e animais com a capacidade de sobreviver ao clima extremamente seco.
Existem hoje, na região, cerca de 11,6 mil espécies de plantas catalogadas. Entre as mais exuberantes está o Ipê, nas cores branco, roxo, amarelo e azul.
O Ipê floresce no Inverno e é um símbolo do Cerrado e das principais cidades da região Centro-Oeste. Também marcam a paisagem exemplares de pindaíba, pau-brasil, buriti e paineiras.
A fauna é composta por cerca de 199 espécies de mamíferos, além de 1,2 mil peixes, 150 anfíbios, 837 aves e 180 répteis.