Governo mexicano diz que novas medidas com mais restrições para embarque foram implementadas para combater o tráfico de pessoas.
Passageiros com viagem marcada para o México têm ido às redes sociais das representações diplomáticas mexicanas para reclamar de falta de informação e expressar preocupação com a possibilidade de perder a passagem aérea após ser anunciado que brasileiros precisarão de visto para ingressar no país.
A exigência foi publicada no diário oficial do governo mexicano na última quarta-feira (03/08).
Em comunicado, foi citada a “busca de soluções mutuamente aceitáveis para assegurar uma migração segura, organizada e regularizada, assim como para combater os grupos do crime organizado internacional que lucram com o tráfico de migrantes e de pessoas”.
Na semana passada, os Estados Unidos disseram que 183 brasileiros (de um total de 224 pessoas, entre as quais havia outras nacionalidades) foram detidos ao tentar entrar ilegalmente pela cidade de Imperial Beach, no Estado da Califórnia.
Os pedidos de vistos deverão ser feitos a partir do dia 18 de agosto e serão registrados no passaporte comum. Será necessário agendar um horário na embaixada ou nos consulados mexicanos para obter o selo de permissão.
Hoje em dia, está em vigor um sistema eletrônico de emissão de vistos pelo Instituto Nacional de Imigração do México que deixará de funcionar para os brasileiros.