Pixel Show desembarca em Brasília

Com 95% da programação gratuita e aberta ao público, o maior festival de arte e criatividade da América Latina acontece em novembro, com repertório que valoriza a expressão artística e a inovação em qualquer suporte: da ponta de um lápis, ao graffiti, tattoo ou à criação para o digital, como design de games e de experiências imersivas.

  • Público vai assistir, gratuitamente, a concurso de cosplay, sessões de live art, experiências em VR, festival de cinema e música, pocket shows e ainda contar com espaço kids.
  • Dezenas de expositores, como makers, artistas e criadores independentes e autorais, produtores e criadores de artes a games vão exibir e vender seus trabalhos.
  • Workshops realizados por desenvolvedores, ilustradores, desenhistas, gamers, videomakers, designers, pixel artists poderão ser feitos no local. 
  • Conferencistas nacionais e internacionais, como Orkut Buyukkokten, fundador da rede social que leva seu nome, David Carson, designer gráfico e diretor de arte americano e Jordan Soles vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Rodeo FX, empresa famosa por ter sido a criadora dos efeitos para a série Game of Thrones.

O Festival Internacional de Criatividade Pixel Show, que já contou com 18 edições, em São Paulo, desembarca em Brasília, na Arena BRB Mané Garrincha, entre 22 e 24 de novembro, com palestras, workshops, exposições de artistas e de negócios criativos, além de diversas atrações gratuitas para todos os públicos e idades.

“Levar o Pixel Show para Brasília é uma grande conquista, pois a cidade tem um potencial criativo enorme, com o cenário artístico e cultural em plena expansão. Nosso objetivo é transformar a capital em um verdadeiro polo de inovação e criatividade, reunindo artistas, designers, gamers e criativos de diferentes áreas em um ambiente que celebra a arte em todas as suas formas. Com 95% da programação gratuita, queremos democratizar o acesso à economia criativa e cultural e inspirar pessoas de todas as idades a explorarem sua própria criatividade, seja na tela de um computador ou na ponta de um lápis”, explica Simon Szacher, criador e organizador do evento.

Serão mais de 10 palestras Sharp Talks na arena multiuso, além de 12 workshops para ajudar os criativos a desenvolverem seus dons e trabalharem com esse talento, além de muito networking na área paga de conferências do evento. 

A arena multiuso do festival será palco de apresentações gratuitas de criativos, palestras Sharp Talks, cosplay e apresentações musicais, além de sessões de cinema e animação. A área gratuita trará também mais de 100 expositores, em um ambiente com espaço Makers para prestigiar o trabalho de artistas e criadores independentes e autorais, pockets shows, produtores e criadores de games, festival gastronômico com um food park para todos os gostos, exposição de artistas diversos, festival de tattoo, exposição de criações incríveis e inéditas, experiências tecnológicas e digitais com muita inovação, espaço kids, experiências imersivas XR, simuladores e muito mais. 

Palestrantes confirmados

Nomes internacionais e nacionais de peso já confirmaram presença no auditório principal da Conferência do Pixel Show para falar sobre ilustração, design gráfico, efeitos visuais de cinema, mídias sociais, games e publicidade, mostrando sua diversidade de formas e tendências. Todas as palestras e workshops serão silenciosas, com uso de fones individuais para interação das atrações. Confira alguns dos palestrantes já confirmados:

  • Orkut Buyukkokten, engenheiro de software visionário, criador da rede social que leva o nome dele e que deu início ao ambiente de relacionamento social que encontramos hoje nas mídias sociais.
  • David Carson, designer gráfico e ex surfista, é considerado um dos criativos mais influentes dos anos 90. O norte-americano ficou conhecido por conta de seu trabalho inovador em design nas revistas. Sua carreira de sucesso começou na publicação “Beach Culture”, da qual de 1989 a 1991 foi o diretor de arte. No entanto, foi na revista “Ray Gun”, foi onde ele chamou a atenção do mundo.
  • Jordan Soles, vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Rodeo FX, empresa canadense de efeitos visuais para cinema, televisão e publicidade, famosa por ter sido a criadora de efeitos para a série Game of Thrones.
  • Marcos Mello, Graduado em Artes Plásticas pela FAAP, pós-graduado em design gráfico (Belas Artes), mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e doutor em História Social pela USP. Há 21 anos ministra os cursos de tipografia e letterpress que são referência nessa área. É também sócio da Letterpress Brasil, atelier voltado à criação e produção de projetos personalizados que exploram o viés artístico e tradicional da tipografia.
  • Daniel Melim é reconhecido pelas intervenções urbanas que realiza utilizando o stencil. Sua produção se caracteriza pela escolha dos locais, buscando espaços deteriorados que fornecem inúmeros elementos compositivos (cor, textura, posição).
  • Studio Curva é um ecossistema produtivo das artes, cheio de novos ateliês, estúdios, laboratórios de produção e galerias. O Curva trabalha a sintonia fina entre as ideias e as proposições de clientes e artistas com a alta tecnologia. Com instalações multissensoriais, desenvolvem soluções que ajudam, promovem e estreitam a interação entre a obra de arte e o espectador. Para isso, conta com a contribuição das mais diversas linguagens: agregando profissionais de artes plásticas, arquitetura, cinema, design, videomapping e desenvolvimento digital.

Workshops

O Pixel Show 2024 Brasília contará com artistas dos mais diversos estilos que vão apresentar suas ideias, esbanjando criatividade para testar a habilidade e aguçar a imaginação do público, com muita “mão na massa”. Serão até 40 pessoas por turma para aprender com ilustradores, desenhistas, gamers, videomakers, designers, pixel artists, diagramadores e artistas de rua, entre outros temas.

Além da chegada ao Distrito Federal, o Pixel Show também tem novos sócios. Tonico Novaes, CEO e sócio da Campus Party Brasil, e a Gouvea Ecosystem, se unem aos irmãos Allan e Simon Szacher e dessa forma o evento passa a integrar a Gouvea Ecosystem, plataforma de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina.”


“Fazer parte do Pixel Show é uma oportunidade única de colaborar com um evento que celebra a inovação e a criatividade em sua essência. Ao nos unirmos ao evento, estamos não apenas fortalecendo o ecossistema da Gouvea, mas também ampliando o impacto do festival, levando-o para novos públicos e cidades como Brasília. Nosso foco é transformar o Pixel Show em uma referência ainda maior no cenário criativo nacional e internacional, criando oportunidades e conectando talentos em diferentes áreas da economia criativa”, complementa Tonico Novaes, CEO da Campus Party Brasil e novo sócio do Pixel Show.


Para mais informações e inscrições acesse o site do Pixel Show

Serviço

Festival Internacional de Criatividade Pixel Show 2024 – 19ª Edição
Data: Entre 22 e 24 de novembro, das 09h às 21h
Local: Arena BRB Mané Garrincha, Brasília
Endereço: SRPN (Setor de Recreação Pública Norte), Brasília
Mais informações: pixelshow.co