Em suas mil versões, os ovos estrelam preparos de todos os níveis de dificuldade. Ao mesmo tempo que são fundamentais em pratos cheios de técnica, caso do suflê e do macarrão à carbonara, podem resolver uma refeição quase sozinhos sem caô. É o caso deste sanduíche.
Ótimo para fazer de supetão, usa fatias de brioche ou pão de forma que nem precisam tostar na frigideira. A salada de ovos, tão saborosa quanto rápida, entra de recheio — conte 15 minutinhos no relógio e está pronta.
Cedida por Dany Simon, a receita é uma adaptação da pasta popular no leste europeu que ia à mesa durante a sua infância. “É uma memória afetiva. Minha família servia como entrada o ovo cozido com cebola crua ou caramelizada”.
Na versão do consultor gastronômico, o vegetal cede lugar a um trio de ervas. Cebolinha, estragão e dill dão frescor e sabor herbal à mistura “pedaçuda” de ovos cozidos, maionese e mostarda.
Suco de limão (taiti ou siciliano) e muita pimenta-do-reino completam a pedida, que junto de salada ou batata chips formam um jantar prático.
Ingredientes
3 ovos (preferencialmente orgânicos)
1 colher(es) de sobremesa de maionese
1 colher(es) de chá de mostarda comum ou de Dijon
Suco de meio limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto 3 colher(es) de sobremesa de cebolinha
2 colher(es) de chá de dill ou endro
2 colher(es) de chá de estragão
4 fatias de pão brioche ou forma.
Modo de preparo
Aqueça água numa panela grande até ferver. Coloque os ovos (em temperatura ambiente) e cozinhe por 9 minutos. Retire os ovos e coloque direto numa tigela com gelo e água gelada para interromper o cozimento. Descasque os ovos depois de esfriarem. Pique em pedaços grandes e reserve.
Para o molho, misture em um recipiente a maionese, a mostarda, o limão, o sal e a pimenta até ficar homogêneo.
Acrescente os ovos ao molho, misture gentilmente e finalize com as ervas frescas picadas. Com a salada de ovos pronta, monte o sanduíche: coloque o recheio, corte ao meio e sirva.