O que sabemos sobre submarino desaparecido com turistas do Titanic

Buscas em curso no norte do Oceano Atlântico por pequena embarcação com cinco pessoas

As guardas costeiras dos Estados Unidos e do Canadá estão em busca, no Oceano Atlântico, ao longo da América do Norte, de um pequeno submarino turístico chamado Titan, desaparecido desde domingo (18/06) com cinco pessoas a bordo. A expedição ao Titanic partiu na sexta-feira passada de São João da Terra Nova, no Canadá, a bordo do navio quebra-gelo Polar Prince. No domingo, chegou à área do naufrágio do Titanic, a cerca de 600 quilômetros da costa canadense, e o mergulho começou pouco depois, às 6h (horário local).

As buscas estão sendo realizadas tanto na superfície, para o caso de o submarino ter retornado, quanto com um sonar para localizar a embarcação debaixo da água. Três aviões Hércules C-130, uma aeronave P8 com sonar, o navio quebra-gelos canadense Kopit Hopson 1752 e um submarino estão envolvidos na operação.

“É um desafio conduzir uma busca nessa área remota”, afirmou o contra-almirante John Mauger, comandante da Guarda Costeira dos Estados Unidos. As buscas ocorrem a cerca de 1.450 quilômetros a leste de Cape Cod, nos Estados Unidos, e a uma profundidade de cerca de 4 mil metros, acrescentou Mauger, assegurando que todos os meios disponíveis estão sendo utilizados para localizar e resgatar as pessoas a bordo.

Quando e onde o submarino desapareceu?

Na manhã de domingo, 18 de junho, o submarino Titan submergiu, perdendo contato com seu barco de apoio na superfície, o quebra-gelo Polar Prince, aproximadamente uma hora e 45 minutos depois, de acordo com informações da Guarda Costeira dos EUA. Autoridades canadenses relataram que o submarino desapareceu a cerca de 700 quilômetros ao sul de São João da Terra Nova, capital da província de Terra Nova e Labrador, na região onde ocorreu o naufrágio do Titanic em 1912.

Quem está a bordo?

A Guarda Costeira dos EUA comunicou que o submarino abrigava um piloto e mais quatro ocupantes. Três deles eram turistas que adquiriram a viagem pela empresa OceanGate, responsável pelo aluguel do Polar Prince para o lançamento do Titan.

Entre os turistas encontrava-se o empresário britânico Hamish Harding, de 58 anos, cuja empresa Action Aviation, com sede em Dubai, é dirigida por ele. Harding, um explorador e aventureiro, detém três recordes registrados no Guinness.

Outros passageiros incluíam o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Suleman, ambos associados à Engro Corporation, conglomerado com investimentos diversificados, residentes no Reino Unido.

Também a bordo estava o explorador francês Paul-Henry Nargeolet, 73 anos, apelidado de “Mister Titanic”. A quinta pessoa ainda não teve sua identidade oficialmente confirmada, mas especula-se que poderia ser Stockton Rush, presidente da OceanGate.

No sábado, Harding compartilhou em seu Instagram: “A tripulação do submarino é composta por alguns exploradores lendários, alguns dos quais completaram mais de 30 mergulhos ao Titanic desde os anos 80”.

Que tipo de submarino é o Titan?

O submarino Titan, conforme descrito pela OceanGate, tem capacidade para mergulhar a uma profundidade de 4 mil metros, proporcionando uma “margem confortável de segurança”. Construído com fibra de carbono e titânio, o Titan já passou por mais de 50 testes de mergulho, incluindo em profundidades equivalentes às dos destroços do Titanic.

Com um peso de 10 toneladas e um comprimento de 6,7 metros, o Titan apresenta uma autonomia de oxigênio de até 96 horas, conforme informado pela empresa. Projetado para acomodar cinco pessoas, incluindo um piloto, o submersível viaja a uma velocidade de 3 nós, equivalente a aproximadamente 5,6 km/h.