Neoenergia remove irregularidades de supermercado

Rede Dona foi alvo de ação da distribuidora após desvio de mais de 560 mil kWh de energia; fornecimento foi normalizado e caso está com a Polícia Civil

Neoenergia informou nesta quinta-feira (9/10) que removeu todas as irregularidades identificadas em uma das lojas da rede de supermercados Dona, localizada na 506 Norte, em Brasília. A ação, realizada na quarta-feira (8/10), constatou um desvio de 564.247 kWh, volume suficiente para abastecer mais de 4 mil residências durante um mês.

Supermercado foi notificado 38 vezes desde 2021

De acordo com a distribuidora, a rede Dona já foi notificada 38 vezes por irregularidades no consumo de energiadesde o ano de 2021. A empresa não detalhou o histórico de infrações, mas reforçou que a situação atual foi regularizada após a intervenção técnica.

O fornecimento de energia foi normalizado e os equipamentos envolvidos foram encaminhados para a perícia da Polícia Civil do DF (PCDF)”, afirmou a Neoenergia em nota enviada à coluna Na Mira.

Multa e responsabilização ainda são incógnitas

A Neoenergia não confirmou se haverá aplicação de multa ou outras penalidades contra a rede de supermercados. O caso agora está sob investigação da Polícia Civil, que poderá apontar responsabilidades civis e criminais a partir da perícia técnica dos equipamentos.

Desvio expressivo chama atenção pela gravidade

O volume de energia desviado — 564.247 kWh — equivale, segundo a distribuidora, ao consumo médio mensal de mais de 4 mil residências no Distrito Federal. O número reforça a gravidade da irregularidade, especialmente diante da recorrência de notificações.

A Neoenergia não informou se outras unidades da rede estão sob investigação, mas reiterou que continuará fiscalizando grandes consumidores de energia no DF.