Motoristas são autuados em blitz de fim de ano: entenda a Operação Sinistro Zero do DER-DF

Em pleno início das festas de fim de ano, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) deu largada à Operação Sinistro Zero, uma força-tarefa que pretende reforçar a fiscalização nas estradas durante o período chuvoso na capital. A primeira ação ocorreu neste sábado (8/11), no quilômetro zero da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), onde 11 motoristas foram autuados entre os 90 veículos abordados.

Segundo o órgão, seis motoristas estavam com o licenciamento vencido, enquanto outros três circulavam com pneus em más condições. Um condutor foi flagrado com sistema de iluminação alterado, e outro pilotava motocicleta sem habilitação — uma infração grave que põe em risco a segurança do trânsito.

A operação mobilizou 15 servidores do DER-DF e, de acordo com o presidente do órgão, Fauzi Nacfur Júnior, não se trata apenas de punir, mas de preservar vidas:

O DER trabalha na preservação de vidas e, para isso, sabe que, além das obras que melhoram a fluidez do trânsito, é extremamente necessário realizar ações de educação e fiscalização. Não trabalhamos para punir, e sim para orientar e tornar o trânsito cada vez mais seguro e garantir que as leis sejam respeitadas”, destacou.

Operação Sinistro Zero terá novas edições até o final de 2025, e os pontos de blitz não serão divulgados previamentepara preservar a eficácia da iniciativa.

Com foco na redução de acidentes durante as chuvas, o DER-DF reforça o alerta aos condutores sobre a importância da manutenção veicular e da regularização documental, além da adoção de comportamentos responsáveis no trânsito.

📍 Fique atento e regularize seu veículo. A segurança começa com você.