Quem busca a liberdade financeira, encontra no e-commerce uma grande oportunidade para isso. Mas, a verdade é que há muitos detalhes a serem considerados para fazer dessa empreitada um sucesso. E uma das dúvidas mais comuns de quem está começando é: como escolher a melhor loja virtual?
Há diversos serviços disponíveis para esse fim. E, para decidir pelo mais adequado às suas necessidades, é fundamental conhecer bem o seu negócio e as funcionalidades da ferramenta que você busca.
Essa decisão deve ser tomada considerando os pontos certos. Ou seja, essenciais para que a sua loja online opere de maneira eficaz. Ao longo deste artigo, vamos apresentar os critérios que você não pode deixar de avaliar para escolher a melhor loja online. Então, vamos lá?
O QUE É PRECISO PARA TER A MELHOR LOJA ONLINE?
A verdade é que não existe uma “receita de bolo”. A melhor loja virtual para o seu negócio é aquela que oferece todas as funcionalidades que você, dentro do seu planejamento, identificou como essenciais para o bom funcionamento do seu e-commerce.
No entanto, há pontos que devem ser considerados nessa avaliação. Os aspectos operacionais e de gestão do dia a dia do seu negócio são cruciais para identificar qual a melhor escolha para você. O ideal é buscar por uma plataforma que possibilite ao seu empreendimento crescer de maneira sustentável.
Além disso, outro aspecto importante é avaliar o quanto é possível automatizar algumas rotinas operacionais. Afinal, o trabalho diário do micro, pequeno e médio empreendedor é bem corrido e, muitas vezes, multitarefa.
No entanto, para que o seu negócio dê certo, é fundamental equilibrar as suas atividades comerciais com a sua saúde emocional e a sua vida pessoal.
Nesse sentido, ter uma loja virtual pode contribuir com esse equilíbrio. Atualmente, 52% do e-commerce do Brasil é composto por pequenas e médias empresas. É o que diz as informações da 7ª edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp.
Ou seja, há muitas oportunidades por aí. Contudo, é preciso saber encontrá-las. E aproveitá-las.
COMO ESCOLHER A PLATAFORMA DA SUA LOJA VIRTUAL?
De acordo com a 7ª edição da Neotrust, o e-commerce cresceu 71% em 2021. Isso mostra que é um bom caminho para quem deseja empreender. Porém, entre outros aspectos, é preciso acertar na escolha da loja online, para se destacar dos concorrentes.
Portanto, ao longo da nossa experiência e interações com os clientes PMEs, percebemos que existem alguns pontos comuns que devem ser observados para encontrar a loja virtual ideal.
Pensando nisso, listamos um passo a passo com os aspectos essenciais para que a sua escolha seja a mais inteligente. Além de adequada ao seu negócio. Então, confira a seguir:
ENTENDA AS NECESSIDADES DO SEU NEGÓCIO
O primeiro ponto é identificar quais são as suas necessidades. Nesse sentido, é interessante contar com ferramentas de gestão para ajudar nessa análise e na melhor tomada de decisão.
Nesse diagnóstico, vale a pena usar o painel Canvas ou modelo de negócios Canvas. Esse recurso pode ser usado tanto por quem está começando a empreender. Ou por quem já tem uma loja e está migrando para o virtual.
Entender, portanto, onde o seu negócio quer chegar é o passo inicial para acertar na escolha da loja online.
REALIZE BENCHMARKING
O benchmarking é outra ferramenta de gestão primordial para colocar em prática projetos de forma ágil. Por meio dela, você pode identificar pontos positivos e aspectos que devem ser melhorados na implementação da loja virtual.
Considerando isso, indicamos que você atue em duas frentes:
- Acesse as lojas virtuais de marcas do mesmo segmento, sendo elas concorrentes diretas ou não;
- Busque coletar impressões dos clientes contratantes. Assim como dos clientes dessas lojas, sobre a experiência na plataforma.
Para enriquecer ainda mais esse estudo, converse com as pessoas próximas que já empreendem no universo online. Caso não conheça, entre em contato com outros empresários e os convide para uma conversa. Assim, será possível entender quais foram as dificuldades enfrentadas e como tem sido o retorno dessa implementação.
Tente entender o quão satisfeitos estão os empreendedores que usam a plataforma e como os usuários reagem à ela. Nesse cenário, uma dica é olhar no Reclame Aqui as páginas das lojas do mesmo segmento que o seu.
FAÇA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico é uma boa prática de gestão, crucial para quem busca resultados. Ele pode ser usado no pontapé inicial do negócio, bem como para calibrar a direção, à medida que ele se desenvolve. Sem dúvidas, é uma ferramenta de gestão indispensável para qualquer modelo de loja.
Para realizar o planejamento, você pode usar o modelo Canvas. Também é possível enriquecê-lo incluindo a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
CONSIDERE A ESCALABILIDADE DA SUA LOJA
O e-commerce, quando bem utilizado, pode fazer com que o seu empreendimento tenha um crescimento exponencial. Isso significa que você pode vender mais que o planejado e a loja pode aumentar de forma rápida.
Entretanto, para que a qualidade do seu atendimento, produtos e serviços não seja negativa, é fundamental escolher uma plataforma preparada para a escalabilidade do seu negócio.
Nesse sentido, há pontos que você deve avaliar para ter certeza da sua escolha:
- Há restrição de visitantes no site?
- É preciso fazer um upgrade de plano para ter mais recursos?
- Há cobrança de taxa por venda realizada?
Esses são apenas alguns aspectos a observar. No entanto, vale reforçar que podem existir outros. Ou seja, isso dependerá do perfil do seu negócio e das suas expectativas de crescimento.
AVALIE A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO E O SEO
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria PwC, 92% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por um produto e serviço, desde que tivessem uma experiência encantadora. Por isso, o estudo CX Trends, realizado em 2021, aponta que 60% das empresas estão focadas na experiência do usuário.
Este é um detalhe muito importante quando pensamos na escolha da loja online. Para encontrar a mais adequada, é preciso identificar como é a qualidade da experiência de compra digitalmente.
Além disso, não se pode deixar de lado o SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Motores de Busca).
Essa frente é estratégica para seu posicionamento digital. A qualidade da experiência de navegação, de conteúdo e de compra no seu site vai interferir diretamente no posicionamento nos buscadores.
Então, vale aprender e utilizar essas técnicas, que podem atrair leads e aumentar a sua taxa de conversão, gerando mais receita para o negócio.
QUAL A MELHOR PLATAFORMA PARA MINHA LOJA VIRTUAL?
E agora você deve estar se perguntando: mas a melhor loja virtual existe realmente? A boa notícia é que, sim, ela existe. E você está bem perto de conhecê-la.
O portal Terra resolveu compartilhar todo o seu conhecimento no digital para pequenos e médios empreendedores por meio do Terra Empresas.
A marca tem uma plataforma que oferece um plano de loja virtual contando com todos os recursos indispensáveis citados ao longo deste artigo. Além de outras funcionalidades especiais.
Isso é possível porque o Terra Empresas tem foco no cliente e constrói as suas soluções por meio do uso de dados para oferecer a melhor experiência possível.
Veja um pouco do que você pode ter com a melhor loja virtual Terra Empresas:
- Domínio e e-mail grátis;
- Diversidade de formas de pagamento para seus clientes;
- Editor visual fácil de usar;
- Mais de 30 modelos de sites responsivos para você escolher;
- Gestão de vendas e estoque;
- Otimização para sites de buscas;
- Botão para direcionar os clientes ao WhatsApp;
- Integração com Instagram Shopping, Loja do Facebook e Google Shooping;
- Cupons de desconto para aumentar suas vendas.
Com todas essas funcionalidades, parece que você encontrou a loja online adequada para o seu negócio, não é verdade?
Portanto, esperamos que, com as nossas dicas, você consiga implementar um projeto inteligente e de alta performance. Para isso, não esqueça de usar os recursos que disponibilizamos em nossa plataforma.
Bons negócios e até breve!