Público faz parte do grupo prioritário da imunização, que continua disponível. Especialistas alertam sobre riscos de contaminação com aproximação das festas de fim de ano.
Apenas 57,4% das crianças entre 6 meses e 5 anos foram vacinadas contra o vírus da Influenza no Distrito Federal neste ano, segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF). Os dados são referentes às aplicações realizadas de 1º de janeiro a 14 de outubro.
O índice está bem abaixo da meta da pasta, que é imunizar 90% desse público, um dos prioritários na campanha. No DF, há cerca de 200 mil meninas e meninos na faixa etária. De acordo com a SES-DF, a vacina está disponível em todas as regiões do DF e os postos são atualizados diariamente no site da pasta.
Especialistas alertam que vacinação é essencial para frear um aumento no risco de contaminações, principalmente no período próximo às festas de fim de ano. Segundo a pediatra Julliana Macêdo, referência da Secretaria de Saúde em infectologia, a gripe pode ser perigosa nas crianças, e a imunização ajuda a impedir quadros graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
“Em janeiro começa a sazonalidade de doenças respiratórias nas crianças e aumenta o número de atendimentos, o que impacta [na ocupação] dos leitos pediátricos”, diz a médica.
A pediatra reforça que as crianças imunizadas têm menos risco de se tornarem vetores da doença dentro de casa, protegendo também os adultos.
Registros de gripe e vacinação
Até 24 de setembro, foram identificadas 152 infecções pelo vírus Influenza no DF. Do total, 71 pacientes eram menores de 10 anos, o que equivale a 47% dos casos.
Já em todo ano de 2021, houve 169 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza. Desses, 58 foram em pacientes menores de idade, o que equivale a quase um terço dos casos.
Já o público-alvo prioritário da vacinação contra o vírus é composto por crianças com até 5 anos incompletos, gestantes, idosos, população carcerária, entre outros. No entanto, em junho, a SES-DF ampliou a imunização para toda a população.
Neste ano, ao todo, 1.459.149 doses foram administradas na capital. A maioria, 903.136 doses, foi usada no público não prioritário.
Sintomas
A gripe, como é chamada a infecção pelo vírus Influenza, apresenta sintomas agudos logo nos primeiros dias da doença. Entre eles:
- Febre alta;
- Calafrios;
- Dores musculares;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Intenso mal-estar;
- Perda de apetite;
- Coriza;
- Congestão nasal (nariz entupido);
- Irritação nos olhos.