Homens se envolvem oito vezes mais em acidentes de trânsito no DF

Dados do Detran-DF mostram que, em 2024, os homens lideram as estatísticas de sinistros no trânsito, enquanto mulheres apresentam índices significativamente menores

Os homens do Distrito Federal estão oito vezes mais propensos a se envolverem em acidentes de trânsito do que as mulheres. Segundo o Detran-DF, entre janeiro e outubro de 2024, 240 acidentes foram causados por condutores homens, enquanto apenas 30 mulheres estavam ao volante em situações semelhantes.

Essa diferença não é inédita. Em 2023, o cenário foi semelhante: 317 motoristas homens participaram de acidentes, enquanto o número de motoristas mulheres caiu para 31. Apesar de haver mais homens habilitados no DF — cerca de 1 milhão, comparados às 735.961 mulheres com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) —, o dado reforça a necessidade de refletir sobre comportamentos no trânsito.

As principais causas apontadas pelo relatório incluem manobras indevidasinterceptações bruscas (as populares “fechadas”), excesso de velocidadeperda de controle e condução na contramão. Fatores como falta de reação rápida e reação tardia dos motoristas também contribuem para o número elevado de sinistros. A análise chama a atenção para a importância de um trânsito mais consciente e responsável por parte de todos os condutores.