Altas temperaturas e umidade elevada são fatores que influenciam para pancadas de chuva. Temperatura máxima pode chegar aos 34°C.
Calorão e chuvas fortes são esperados para a primeira semana de outubro no Distrito Federal: há possibilidade de temporais com granizo e rajadas de vento de 50 km/h ou mais à tarde e à noite. A temperatura varia entre mínima de 19°C e máxima de 34°C durante a semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A semana com clima instável é marcada, além das altas temperaturas, por um aumento da umidade, que saiu dos 20% do último domingo (1°) e alcançou os 40% nesta segunda-feira (2), o que é comum no período da primavera, de acordo com a meteorologista do Inmet Naiane Araújo.
“É o padrão da primavera, combinação de calor, tempo abafado e umidade do ar que subiu um pouco. Este tempo quente, com mais umidade, favorece essa instabilidade e é o principal combustível para formação das áreas de instabilidade e chuva forte”, diz a meteorologia.
A transição do período seco – inverno – para o período chuvoso – verão – é a época que compreende a primavera. Ou seja, as próximas semanas serão marcadas por períodos secos e outros chuvosos. “Ao longo do mês, tem essa gangorra até entrar de fato na estação chuvosa”, diz Naiane Araújo.
A meteorologista destaca que quanto mais abafado e mais quente, com maior umidade, maior é a possibilidade de temporais com granizo e rajadas de vento.