Pesquisa revela que crescimento da Inteligência Artificial (IA) no Brasil impulsionará uso de ferramentas como o Bard e o ChatGPT
Um dos nomes mais falados nas últimas semanas na internet foi o Bard, ferramenta de Inteligência Artificial (IA) lançada recentemente pelo Google, que está pronta para entrar na competição com o ChatGPT, impulsionando ainda mais o avanço da IA e suas possibilidades. Com essa nova plataforma, os usuários poderão explorar ainda mais as possibilidades da IA, inovando na hora de utilizar os recursos disponíveis.
De acordo com a pesquisa “Avanços na cultura organizacional baseada em dados analytics e IA” realizada pelo SAS, empresa de telecomunicações IDC, o Brasil está em um estágio avançado nesse campo, com cerca de 63% das empresas utilizando dados, analytics e IA em suas operações. Esse rápido crescimento da adoção de tecnologias baseadas em dados e IA tem incentivado as grandes empresas de tecnologia a desenvolverem suas próprias ferramentas.
Segundo o CEO da assessoria de marketing The Everly Growth Agency, o publicitário Wemerson Santi, hoje o tema ChatGPT se tornou popular na internet, e agora com o lançamento de um recurso de Inteligência Artificial integrado por parte da Google, todos que utilizam o buscador vão experimentar a sensação de ter uma resposta gerada por essa nova tecnologia baseada em IA.
“Do ponto de vista de profissional especializado em aquisição de clientes online, penso que teremos uma grande mudança no formato das buscas orgânicas, se comparado à maneira como são realizadas hoje, antes do lançamento do Bard“, diz.
O publicitário Wemerson Santi acredita que o buscador não terá condições de manter os 10 resultados orgânicos na primeira página da busca, já que as tradicionais pesquisas realizadas na internet vão passar a trazer cada vez mais recursos integrados, além de respostas cada vez melhores, geradas pela IA.
“Acredito que com o Bard, será reduzida a quantidade de sites que aparecem na primeira página das buscas orgânicas do Google”, argumenta Santi.
O CEO da The Everly Growth Agency fala sobre a competição entre o gigante das buscas, o Google, e o fenômeno viral ChatGPT.
“O ponto é: será que uma ferramenta criada por uma empresa sem experiência anterior, como modelo de negócio em buscas, pode realmente superar o grande Google? Eu acredito que não”, disse.
Para Santi, embora o ChatGPT seja popular, sua popularidade se deve às novas ferramentas, criadas usando sua API (Application Programming Interface – em português, Interface de Programação de Aplicação). Ele observa, por outro lado, que o Google é focado em atender às pesquisas diárias dos usuários, abrangendo desde pesquisas sobre microondas baratos até dicas para cuidar de pássaros, desratização e voos internacionais baratos.