Uso da vacina contra Covid para faixa etária foi aprovado pela Anvisa. Desde início da pandemia, 10 crianças com menos de 10 anos morreram por causa da doença em Brasília.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal espera orientações do Ministério da Saúde para começar a vacinar crianças entre 3 e 5 anos, contra a Covid-19, com o imunizante CoronaVac. O uso para este público foi aprovado pela Agência da Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira (13).
Atualmente, em Brasília, apenas quem tem mais de 5 anos pode receber a vacina. Desde o início da pandemia, 10 crianças com menos de 10 anos morreram por causa da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde, seis vítimas tinham entre 2 e 10 anos e quatro eram menores de 2 anos (saiba mais abaixo).
O Ministério da Saúde ainda avalia os dados da Anvisa para iniciar a imunização. Nesta quinta-feira (14), o ministro Marcelo Queiroga disse que a pasta vai discutir com o Instituto Butantan, que é o responsável no Brasil pela importação e parte da produção da CoronaVac, a disponibilidade de doses da vacina no país.
Após aprovação da vacina, pela Anvisa– que foi feita em caráter emergencial –, o Butantan pediu que ela seja incluída no Programa Nacional de Imunizações para crianças de 3 a 5 anos. A agência reguladora diz que:
- O imunizante está liberado para crianças a partir de 3 anos de idade
- A vacina poderá ser aplicada em imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade
- A imunização será em duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias
- A vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica
Até esta quinta-feira (14), 822.798 pessoas haviam sido infectadas e 11.802 perderam a vida, em Brasília, por causa da pandemia. A maioria das vítimas (2.518) tinha entre 70 e 79 anos, segundo a Secretaria de Saúde.