GDF aguarda orientação do MS para iniciar vacinação de crianças de 3 e 5 anos

Uso da vacina contra Covid para faixa etária foi aprovado pela Anvisa. Desde início da pandemia, 10 crianças com menos de 10 anos morreram por causa da doença em Brasília.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal espera orientações do Ministério da Saúde para começar a vacinar crianças entre 3 e 5 anos, contra a Covid-19, com o imunizante CoronaVac. O uso para este público foi aprovado pela Agência da Vigilância Sanitária (Anvisa) na quarta-feira (13).

Atualmente, em Brasília, apenas quem tem mais de 5 anos pode receber a vacina. Desde o início da pandemia, 10 crianças com menos de 10 anos morreram por causa da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, seis vítimas tinham entre 2 e 10 anos e quatro eram menores de 2 anos (saiba mais abaixo).

O Ministério da Saúde ainda avalia os dados da Anvisa para iniciar a imunização. Nesta quinta-feira (14), o ministro Marcelo Queiroga disse que a pasta vai discutir com o Instituto Butantan, que é o responsável no Brasil pela importação e parte da produção da CoronaVac, a disponibilidade de doses da vacina no país.

Após aprovação da vacina, pela Anvisa– que foi feita em caráter emergencial –, o Butantan pediu que ela seja incluída no Programa Nacional de Imunizações para crianças de 3 a 5 anos. A agência reguladora diz que:

  • O imunizante está liberado para crianças a partir de 3 anos de idade
  • A vacina poderá ser aplicada em imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade
  • A imunização será em duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias
  • A vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica

Até esta quinta-feira (14), 822.798 pessoas haviam sido infectadas e 11.802 perderam a vida, em Brasília, por causa da pandemia. A maioria das vítimas (2.518) tinha entre 70 e 79 anos, segundo a Secretaria de Saúde.