Com a organização de Paulo Herkenhoff, o lançamento ocorre na próxima terça-feira, 22 de abril, na sede do IDP, em Brasília, e contará com a presença de historiadores, galeristas e artistas
Para marcar os 65 anos da capital federal, a FGV Arte – espaço de arte da Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro –, em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), lança o livro Brasília, a arte da democracia. O evento ocorre na próxima terça-feira, 22/4, a partir das 19h, na sede do IDP, em Brasília. A publicação foi organizada pelo renomado crítico de arte Paulo Herkenhoff e traz textos de especialistas em artes, arquitetura, história e política.
O livro propõe uma leitura inédita de Brasília a partir de dois focos femininos: a própria cidade e uma de suas protagonistas mais relevantes, a escritora Vera Brant.
Ao trazer textos de diversos autores e mais de cem imagens, entre obras de arte e fotografias, Brasília, a arte da democracia investiga os aspectos históricos, políticos e simbólicos que envolvem a criação e o significado da cidade. As fotografias de Leonardo Finotti ajudam a compor esse panorama visual e conceitual.
Além de homenagear personalidades marcantes como JK, Niemeyer, Athos Bulcão, Darcy Ribeiro e Zanine Caldas, a publicação destaca momentos fundamentais da democracia brasileira, como o texto de Clarice Lispector sobre a capital, o emocionante discurso de Ailton Krenak na Assembleia Constituinte de 1988, reproduzido integralmente no livro, e as potentes obras de Rosângela Rennó, que denunciam as fraturas do processo democrático.
Mais do que um tributo, o livro é uma afirmação: Brasília foi erguida com arte e continua sendo palco da arte de fazer democracia no Brasil.
Sobre a FGV Arte: Localizada na sede da FGV, em Botafogo, no Rio de Janeiro, a FGV Arte é um espaço voltado à valorização, à experimentação artística e aos debates contemporâneos em torno da arte e da cultura, buscando incentivar o diálogo com setores criativos e heterogêneos da sociedade, dividindo-se em três eixos principais: exposições, publicações e atividades educacionais – acadêmicas e práticas. Tem como curador-chefe o crítico Paulo Herkenhoff. Arte@fgv.br @fgv.arte
Sobre o IDP: Com mais de 25 anos de atuação, o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) é uma das instituições de ensino superior mais respeitadas do país. Com sedes em Brasília e São Paulo, o IDP se consolidou como um centro de excelência acadêmica, unindo tradição, inovação e compromisso com a formação de profissionais preparados para os desafios do presente e do futuro. Mais do que um espaço de aprendizado, o IDP é um polo de debates estratégicos, reunindo nomes de destaque do meio jurídico, político, econômico e social. www.idp.edu.br @sejaidp
Serviço:
Lançamento do livro Brasília, a arte da democracia
Local: Setor de Grandes Áreas Norte 609 – Asa Norte, Brasília
Data e horário: 22 de abril, terça-feira, 19h