Faixa em Brasília reivindica a votação do PL do Imposto de Renda

Organizações estenderam faixa na Ponte JK neste domingo, 28.09, cobrando justiça tributária; na terça-feira também está previsto um ato no Congresso Nacional

Fotos: Scarlett Rocha

Uma ação realizada pelas organizações NOSSAS,  Coletivo Alvorada, Mobiliza-DF e Inesc, estendeu uma faixa na ponte JK, em Brasília, na manhã deste domingo (28.09), reivindicando a votação do Projeto de Lei 1087/2025, que prevê a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e aumenta a contribuição de rendas mais altas.

O texto da faixa – “Por que no Brasil super rico não paga imposto de renda?”– tem o objetivo de lembrar a urgência de um projeto de reforma tributária mais justo.

De acordo com Lucas Louback, gestor de advocacy do NOSSAS, o PL está constantemente sendo alvo de chantagens por parte dos deputados e, com isso, impedindo de avançar com um projeto que responde aos anseios da população. 

“O projeto de lei representa um marco histórico, uma vez que mais de 20 milhões de brasileiras e brasileiros serão diretamente beneficiados com alívio fiscal. Trata-se de um passo real rumo à justiça tributária no Brasil. Cabe agora ao Congresso decidir se vai abraçar o projeto e mostrar que pode, sim, estar ao lado do povo ou seguirá alimentando sua imagem de inimigo da população, barrando ou desidratando uma proposta histórica”, avalia.

As organizações também realizarão um ato em frente ao Congresso nacional na próxima terça-feira, 30.09, às 11h, exigindo a votação imediata do Projeto.

Foto: Scarlett Rocha