Especialistas reforçam importância da vacinação antes do carnaval

No DF, imunização com 3 doses está disponível para idosos, adultos e crianças a partir dos seis meses. Quarta dose é apenas para quem tem mais de 40 anos.

Com a chegada do carnaval e a retomada dos blocos de rua, após dois anos sem folia por causa da pandemia da Covid-19, especialistas reforçam a importância de manter a imunização contra o vírus em dia, para evitar nova onda da doença.

No Distrito Federal, a vacina está disponível para idosos, adultos e crianças a partir dos 6 meses de vida, com três doses do imunizante. Podem tomar a quarta dose — ou segundo reforço — pessoas com 40 anos ou mais (saiba mais abaixo).

O infectologista David Urbaez explica que a fase da pandemia é outras “graças a imunidade mais avançada que se conseguiu por meio da vacinação em massa e da própria infecção, que muitas pessoas já pegaram”. No entanto, o médico do Exame Medicina Diagnóstica destaca que é fundamental ter o esquema vacinal completo.

“A mensagem para o momento, quando irão acontecer encontros em massa, aglomerações, é que as pessoas tenham seu esquema de vacinação em dia. Ao todo, três a quatro doses. Dessa forma, vamos ter provavelmente aumento no número de casos, por causa da aglomeração, mas nessa faixa de não gravidade”, diz o médico.