De taxista a psicólogo: famosos largaram TV e mudaram de profissão

Alcançar a fama e conquistar espaço na TV é o sonho de muita gente, principalmente na adolescência. Ser o centro das atenções é o desejo de muitos, mas se manter em evidência nem sempre é fácil, ou mesmo lidar com o assédio dos fãs e da mídia o tempo todo.

Não por acaso, diversas celebridades optam por voltar ao anonimato depois de alcançar o sucesso nas telinhas. É o caso, por exemplo, da atriz Ana Paula Arósio, tida como um dos grandes nomes da nova geração de atores da TV Globo no começo do século, mas que optou por deixar a carreira e viver ao lado da família, bem longe das câmeras.

Outros famosos, porém, subitamente se veem sem espaço na TV ou simplesmente acreditam que é hora de se reinventar e buscar outras formas de sobrevivência, a exemplo dos atores Iran Malfitano, que já foi taxista e hoje investe na apicultura, e Cecilia Dassi, que migrou para a psicologia. Outrora um grande nome da teledramaturgia nacional, o ator Mário Gomes abriu mão da TV e vende lanches na praia.

O fato é que, seja por vontade própria ou por falta de espaço, o que não faltam são ex-personalidades da televisão que sumiram dos holofotes e hoje levam a vida em outras profissões.

Ana Paula Arósio

A atriz Ana Paula Arósio protagonizou várias novelas de sucesso na TV Globo, mas optou por encerrar seus vínculos com a emissora em 2010. Seu último trabalho nas telinhas foi na série “A Forma da Lei”.

Desde então, Ana Paula Arósio vive no Reino Unido ao lado do marido, o arquiteto Henrique Plombon. No Brasil, a artista é sócia de uma rede de restaurantes em Brasília. Em 2020, a famosa chegou a ser notícia por ter saído do anonimato para estrelar o comercial de um banco e brincar sobre seu “sumiço” dos folhetins.

Iran Malfitano

O ator Iran Malfitano é fruto dos tempos mais áureos de “Malhação”. Na Globo, ele participou de outras produções até migrar para a Record TV, onde participou de tramas bíblicas.

Porém, quando deixou as telinhas, Iran Malfitano foi ganhar a vida como taxista no aplicativo Uber e, atualmente, investe na criação de abelhas. Malfitano disse que hoje vive a melhor fase de sua vida por estar “se aventurando em outras áreas fora da arte”.

Victor Fasano

O ator Victor Fasano largou a teledramaturgia por uma questão de saúde. Em março, o artista contou em entrevista ao Globo que desistiu de atuar devido ao “pânico” que estava começando a sentir na hora de gravar.

“Eu estava tendo pânico. Entrava no estúdio e sofria a todo momento, suava para burro. Na hora do ‘gravando’, não acontecia nada, o trabalho saía. Meu sofrimento era antes, me arrumando e saindo de casa para gravar. Era muito doloroso”, afirmou.

A última novela gravada por Victor Fasano foi “Balacobaco”, exibida pela Record TV em 2012. Nos anos seguintes, ele chegou a fazer participação em algumas séries, mas desde 2016 se afastou das telinhas.

Segundo o ator, contracenar lhe proporciona um “prazer inenarrável”, o problema, porém, está no fato de ter que passar meses “intensos” de gravações, nos “quais você não consegue ter uma vida normal”. “É muito intenso”, completou.

Max Fercondini

Um dos galãs revelados pelo extinto seriado “Malhação”, Max Fercondini alcançou os holofotes em 2001, quando protagonizou a trama da Globo. Nos anos seguintes, participou de várias produções como “Páginas da Vida” (2006) e “Ciranda de Pedra”. Na emissora carioca, o artista também comandou o “Globo Ecologia” por cinco anos.

Atualmente, Max Fercondini tem se dedicado às suas duas outras paixões: a aviação e velejar. Com seu barco, o famoso já visitou vários lugares pelo mundo, de toda a costa da Espanha à ilhas Canárias, entre outros.

Cecilia Dassi

Quem também deixou a TV pela psicologia foi a atriz Cecilia Dassi. Conhecida por personagens como a Sandrinha de “Por Amor” (1997), a artista decidiu se formar em psicologia em 2012.

Dassi contou que sua intenção “era estudar para ampliar perspectivas, entender mais o humano”. “Isso iria me ajudar de qualquer forma se eu seguisse como atriz. Mas também era uma outra possibilidade [de carreira] se eu decidisse mudar”, destacou.

Carlos Casagrande

Afastado dos folhetins desde 2015, quando fez uma participação em “I Love Paraisópolis”, Carlos Casagrande trocou a carreira de ator pela de empreendedor e, inclusive, deixou o Brasil para morar em Miami, nos Estados Unidos, ao lado da esposa, Marcelly, e dos filhos Theo e Luca.

Em 2020, Casagrande contou ao UOL que deixar de atuar não estava em seus planos, porém “as circunstâncias é que me levaram a me afastar das novelas”.

Luigi Baricelli

Luigi Baricelli também já foi considerado um galã das novelas da Globo, mas está afastado das telinhas desde 2017, quando comandou o programa “À Primeira Vista”, no canal pago Discovery Home & Health.

Hoje, Baricelli atua como investidor internacional, além de ser palestrante e apresentar o sorteio da Mega-Sena da Virada.