A celulite atinge boa parte das mulheres após a puberdade, mas não deixa de ser um incômodo estético. Saiba como evitar as marcas
A celulite é extremamente comum: afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade. Isso, porém, não faz com que ela seja menos odiada pela mulherada.
De acordo com o Ministério da Saúde, celulite é o nome popular da lipodistrofia ginoide, que é o acúmulo de gordura embaixo da pele. Elas são caracterizadas pelo aspecto ondulado da pele, tipo “casca de laranja”, em algumas áreas do corpo.
Pode surgir em mulheres de todas as etnias, embora seja mais comum entre as de pele branca. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando houver algum desequilíbrio hormonal.
O que pode causar a celulite
Ainda conforme o Ministério da Saúde, a causa da celulite não é plenamente conhecida, e é também pouco estudada. No entanto, alguns fatores podem contribuir para o surgimento das marcas:
- Hereditariedade;
- Problemas circulatórios;
- Alterações hormonais;
- Estilo de vida.
A má alimentação com excesso de açúcares e carboidratos, falta de atividade física, tensão emocional e excesso de toxinas no organismo também contribuem para o aparecimento da celulite.
Como evitar o surgimento das marcas
A nutricionista e educadora física Dani Borges revela 6 segredos que ajudam muito na prevenção da celulite:
- Evitar açúcar, fritura, álcool e alimentos processados, ultra processados e industrializados (biscoitos, refrigerantes, embutidos);
- Praticar musculação, para transformar a gordura em massa muscular e melhorar o metabolismo local;
- Beber muita água, o que estimula o bom funcionamento dos rins, permitindo a eliminação de líquidos acumulados e toxinas;
- Aumentar o consumo de proteínas;
- Aumentar o consumo de alimentos antioxidantes e de ação anti-inflamatória (gengibre, frutas cítricas, cúrcuma, vegetais, frutas vermelhas, chá verde e cavalinha);
- Adicionar alimentos fontes de ômega 3 na dieta (chia, linhaça, salmão).
Como destaca a especialista, o principal fator para a melhora da celulite é a dieta. Por isso, ela recomenda o acompanhamento profissional, o que garante resultados ainda melhores.