Uma história da arte brasileira entra em cartaz no dia 16 e conta com cerca de 100 obras
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília apresenta, a partir desta terça-feira (16), a exposição Uma história da arte brasileira, realizada pelo Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio).
A mostra chega ao Distrito Federal em versão ampliada e reúne cerca de cem obras, que traçam um panorama abrangente da produção artística nacional entre os séculos 20 e 21. O evento poderá ser visitado no térreo e o subsolo da Galeria 1 do CCBB.
A exposição já passou por Belo Horizonte e aterrissa no DF, com curadoria de Raquel Barreto e Pablo Lafuente, curadora-chefe e diretor artístico do MAM Rio, respectivamente.

Os trabalhos escolhidos são essenciais para compreender os caminhos da arte brasileira, articulando continuidades, rupturas, invenções e experimentações que atravessam gerações, geografias e contextos sociais.
Entre os artistas estão Aluísio Carvão, Amílcar de Castro, Arjan Martins, Beatriz Milhazes, Lygia Clark, Lygia Pape, Manabu Mabe, Maria Leontina, Mario Cravo Neto, Nelson Leirner, Sebastião Salgado e Tomie Ohtake.

“Com mais de 16 mil obras entre coleção própria e acervos em comodato, o MAM Rio é uma instituição central para a história da arte moderna e contemporânea no Brasil. A itinerância nacional amplia esse acesso e aproxima o público de um patrimônio artístico fundamental”, explica Yole Mendonça, diretora-executiva do museu.
A exposição foi criada para a Cúpula do G20 e apresentada no MAM Rio em novembro de 2024. Os trabalhos foram vistos por chefes de Estado e delegações internacionais antes de ser aberta ao público.
Organizada em cinco eixos curatoriais, a exposição apresenta momentos decisivos da arte brasileira:
- Modernismo
- Abstracionismo e Concretismo;
- Nova Figuração e poéticas do conceito;
- Da década de 1980 ao presente;
- Imagens do Brasil contemporâneo, seleção do comodato Joaquim Paiva, uma das mais importantes coleções de fotografia do País, que aborda cenas sociais, políticas, paisagens da vida brasileira.