Além da visitação, mostra vai contar com visitas mediadas e oficina com os fotógrafos
A CAIXA Cultural Brasília vai receber, a partir da próxima terça-feira (05), a exposição “Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia”. Em cartaz até o dia 2 de novembro, a mostra é resultado da pesquisa e da organização do fotógrafo Marcelo Reis, que é coordenador do Instituto Casa da Photographia, de Salvador (BA). No dia da abertura, às 19h, haverá visita guiada com o curador Bené Fonteles e fotógrafos das obras.
Marcelo Reis é autor do livro que dá nome à exposição. Conforme o pesquisador e organizador, a mostra reúne registros de fotógrafos negros e brancos, que, com suas obras, contribuíram e contribuem com a história da fotografia dos povos negros baianos, “com a construção de uma imagem desta noção de baianidade a partir destes infinitos olhares”, segundo o autor.
Para o curador Bené Fonteles, os artistas brancos que fazem parte da mostra fizeram seus registros com “respeito e reverência” aos povos negros e suas culturas presentes no território baiano, a exemplo dos trabalhos realizados pelo fotógrafo francês Pierre Verger e pelo fotógrafo baiano Mario Cravo Neto.
A exposição reúne os seguintes artistas: Adenor Gondim, Amorin Japa, Andrea Fiamenghi, Arlete Soares, Arthur Seabra, Ayrson Heráclito, Bauer Sá, Christian Cravo, Cristina Cenciarelli, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Helen Salomão, Hirosuke Kitamura, Ismael Silva, Leila Chandani, Lucas Moreira, Mário Cravo Neto, Miguel Rio Branco, Pierre Verger, Tacun Lecy, Vinicius Xavier, Voltaire Fraga e Zélia Gattai.
Ao longo do período de exposição, serão realizadas ainda palestra do curador Bené Fonteles e oficina facilitada por Bauer Sá, Cristina Cenciarelli e Leila Chandani, fotógrafos da exibição. As datas serão divulgadas no site da CAIXA Cultural Brasília.

45 anos de CAIXA Cultural:
Em agosto, a CAIXA Cultural está completando 45 anos de existência. A primeira unidade fundada foi a CAIXA Cultural Brasília, e as demais unidades encontram-se em Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A exposição “Olhar Negro, Negro Olhar” faz parte da programação especial que foi planejada para esse marco tão importante. Um mês inteiro de celebração com eventos que passam por vários segmentos: shows e festival musical, novas exposições, mostra teatral e muito mais.
Mais informações sobre toda a programação serão disponibilizadas no site da CAIXA Cultural e no perfil do Instagram @caixaculturalbrasilia.
Serviço:
[Exposição] Olhar Negro, Negro Olhar – Antologia da Fotografia Negra da Bahia
Local: Galeria Vitrine da CAIXA Cultural Brasília
Endereço: Setor Bancário Sul – Quadra 4, Lotes 3 e 4, Brasília (DF)
Visitação: de 5 de agosto, a partir das 19 horas, a 2 de novembro de 2025
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9 às 21 horas
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Informações: (61) 3206-9448 ou no site da CAIXA Cultural Brasília