Nota oficial destaca humildade, misericórdia e diálogo como marcas do pontificado. Fiéis são convocados à oração pela alma do Santo Padre
A Arquidiocese de Brasília divulgou, na manhã desta segunda-feira (21/4), uma nota oficial de pesar pela morte do papa Francisco, ocorrida nas primeiras horas do dia, no Vaticano. O comunicado presta homenagem à trajetória do pontífice argentino e conclama os católicos a se unirem em oração.
“É com profundo pesar que, hoje, nos despedimos do nosso sucessor de Pedro. O papa Francisco, após uma grande e corajosa batalha pela recuperação de sua saúde, faleceu nesta segunda-feira (21)”, diz o texto.
A nota ainda sublinha as características mais marcantes de seu pontificado:
“Humildade, misericórdia e diálogo marcaram seu pontificado.”
A Arquidiocese encerra o comunicado com uma súplica de fé:
“Unamo-nos em oração pela sua alma, confiantes na esperança da ressurreição. Descanse em paz, Santo Padre, e interceda por todos nós diante do Senhor.”
O adeus ao primeiro papa latino-americano
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, na Casa Santa Marta, residência oficial dos papas, no Vaticano. Ele enfrentava um quadro prolongado de pneumonia, que o manteve internado por cerca de 40 dias. No entanto, apareceu publicamente no último sábado (19/4) e também neste domingo (20/4), na Praça de São Pedro, durante as celebrações de Páscoa.
Na ocasião, saudou os fiéis e fez um apelo global pela paz e pela justiça social:
“Que os responsáveis políticos não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover o desenvolvimento.”
A morte do pontífice foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell. Ainda não há informações sobre a programação oficial do velório e das cerimônias solenes no Vaticano.