Ginecologista revela quais são as chances de uma possível gravidez durante o uso do medicamento
A influenciadora Viih Tube anunciou, na última semana, através de suas redes sociais, que está grávida do ex-BBB Eliezer. A notícia pegou o casal de surpresa, já que a futura mamãe afirmou que toma anticoncepcional há anos.
Afina, qual a chance de engravidar mesmo tomando anticoncepcional?
De acordo com a Dra. Naira Scartezinni Senna, que é ginecologista e obstetra, quando o uso do anticoncepcional é realizado de maneira correta, a chance de uma gravidez é, praticamente, nula.
“Com a pílula, tomada da maneira correta, não é possível engravidar. O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento, devido a preferência e adaptação do organismo. Nessa fase pode haver um tempo para o corpo se identificar com a nova maneira de prevenção”, explica a ginecologista.
A função do anticoncepcional é fazer o ovário dormir, ou seja, é como se o remédio enviasse uma mensagem tranquilizadora para o organismo. Quando o anticoncepcional é interrompido, esse ovário pode acordar de imediato ou demorar alguns meses para acordar.
A especialista ressalta ainda que, por isso, existem algumas pacientes que quando esquecem de tomar a pílula, ou decidem fazer uma pausa espontaneamente engravidam. Mas isso tem a ver com a interrupção ou esquecimento e não com a pausa adequada que o medicamento precisa.
“Se o uso do método anticoncepcional for feito da maneira correta. Isto é, tomado nos mesmos horários todos os dias sem esquecer a chance de uma gravidez indesejada é praticamente inexistente”, finaliza a Dra Senna.