Maior evento de inovação pública da América Latina oferece oficina gratuita que aborda uso de jogos cooperativos com narrativas centradas em perspectivas negras e indígenas
Imagine um jogo em que o usuário pode viajar em um multiverso, explorando futuros possíveis e criando novos artefatos para mundos paralelos, usando narrativas criadas nas perspectivas negras e indígenas. Esse jogo já existe, é o AfroRitmos do Futuro, e será apresentado em na oficina Dos Algoritmos aos Afro-ritmos no Afrofuturismo, dentro da programação da Semana de Inovação da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), que acontece de 7 a 9 de novembro com atividades presenciais e online.
O condutor da oficina é o convidado internacional Lonny J. Avi Brooks, professor de Comunicação Estratégica e Prospectiva da California State University e co-produtor do Afrofuturist Podcast (democratizando um futuro anti-racista). Brooks estará em Brasília para ministrar a oficina que acontece na sede da Enap no dia 07 de novembro, primeiro dia da extensa programação da Semana de Inovação da Enap. Brooks está disponível para entrevistas.
A programação em Afrofuturismo também inclui a Mesa Redonda Ficção Especulativa e Afrofuturismo, que vai trazer uma contextualização da Ficção Especulativa Negra e do Afrofuturismo e suas relações com a literatura ficcional e literatura não ficcional, cinema, publicidade e como produção de sentidos narrativos. Esta Mesa Redonda será mediada por Kinaya Black, pesquisadora do Afrofuturismo na literatura, tradutora e bordadeira, com a participação de Sheree Reené Thomas, também convidada internacional, editora e autora premiada, e Kariny Martins, curadora, pesquisadora e roteirista.
SERVIÇO:
Semana de Inovação 2023 da Enap
Data: 7, 8 e 9 de novembro
Formato: Híbrido
Onde: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – Setor Policial, AE 2-A, Asa Sul, Brasília-DF