Aeroporto de Brasília ganha métricas exclusivas de audiência da publicidade OOH

A JCDecaux, líder global em Out of Home (OOH), acaba de lançar um sistema exclusivo de medição de audiência no Aeroporto Internacional de Brasília (BSB). Por meio de sensores instalados no ambiente e de uma modelagem avançada de dados, a iniciativa permite compreender com mais profundidade os fluxos e o comportamento dos passageiros em relação ao consumo e à interação com a publicidade.

Com mais de 15 milhões de passageiros em 2024 e uma média mensal de 1,3 milhão de viajantes, o Aeroporto de Brasília é um dos principais hubs de conexões domésticas do país, conectando a capital federal às 26 capitais e a outras 19 cidades brasileiras. Também ocupa o 3º lugar entre os aeroportos mais movimentados do Brasil, concentrando 7% do share nacional e 65% do tráfego aéreo da região Centro-Oeste, segundo dados da ANAC de 2024.

Este ano, o Aeroporto Internacional de Brasília foi eleito o 4º melhor do mundo em ranking feito pela plataforma AirHelp, especializada em assistência a passageiros.

Tecnologia e inteligência de dados

O sistema de medição combina sensores físicos e modelagem estatística para estimar, com precisão, quem de fato tem potencial de ser impactado pelas mídias no aeroporto, levando em conta variáveis como localização, tamanho, posição e iluminação dos painéis publicitários, inclusive com dados históricos e sazonalidade.

“O Aeroporto de Brasília é o 3º maior do Brasil, além de ser muito estratégico por sua alta circulação, perfil qualificado do público e tempo de permanência elevado. Nosso objetivo é oferecer às marcas cada vez mais dados precisos e relevantes para potencializar as campanhas publicitárias em um ambiente de muito valor para os anunciantes”, afirma Silvia Ramazzotti, Diretora de Marketing da JCDecaux Brasil.

Perfil da audiência e oportunidades para marcas

Levantamento realizado pelo Datafolha a pedido da JCDecaux, nos aeroportos de Brasília e Guarulhos, mostra que 75% dos passageiros viajam pelo menos uma vez por ano, sendo altamente familiarizados com o ambiente aeroportuário. Mais de 79% pertencem às classes A e B, e a renda familiar média ultrapassa 15 salários mínimos — valor muito acima da média brasileira.

Além disso, 8 em cada 10 passageiros dizem prestar atenção às propagandas nos aeroportos, e 6 em cada 10 afirmam gostar de ver os anúncios durante a jornada de viagem. O tempo médio de permanência dos passageiros nos aeroportos chega a 2 horas em voos domésticos, e a 3 horas em voos internacionais, o que representa um momento único para que as marcas conectem-se com a audiência.

“O ambiente aeroportuário oferece uma combinação rara para as marcas: grande tempo de permanência, atenção do público e um perfil muito qualificado. Com as novas métricas, conseguimos traduzir esse potencial em dados concretos, oferecendo mais segurança e inteligência para os investimentos dos anunciantes”, complementa Silvia.

Sobre a JCDecaux

Líder mundial em Out of Home, a JCDecaux é uma empresa de origem francesa que oferece soluções em publicidade em mobiliários urbanos que integram cidades, aeroportos, transportes e varejo. Presente em quase 4 mil cidades com mais de 10 mil habitantes em mais de 80 países, a audiência da empresa ultrapassa a marca de 850 milhões de pessoas diariamente. No Brasil há mais de 26 anos, a JCDecaux atua em 14 estados, além do Distrito Federal. Com foco na digitalização de ativos e na inteligência de dados, a companhia valida seu caráter de tech company ao desenvolver projetos em OOH cada vez mais personalizados, inteligentes, assertivos e mensuráveis.