Os benefícios vão além da construção de uma linguagem mais vasta das crianças
O mundo mágico da leitura permite diversos benefícios, como maior conhecimento, ajuda a melhorar a concentração, capacidade interpretativa e a criatividade. Estimular a leitura ainda na infância é ainda melhor, pois amplia as chances destes desenvolvimentos e ajuda na evolução das crianças, elas conseguem aumentar o repertório conhecendo novas palavras, trabalhar a linguagem em todas as formas e muitos outros benefícios.
É por meio da leitura na infância que criam-se memórias afetivas, que contribuem para o desenvolvimento socioemocional dos pequenos, o que favorece o desenvolvimento de aptidões para lidar com situações diversas, inclusive de conflito. A leitura ajuda também na construção da identidade, os pequenos passam a se identificar com histórias e personagens. Além disso, a leitura abre uma porta para imaginação que possibilita uma capacidade de concentração absurda, refletindo também, em um relaxamento e melhoria do estresse e ansiedade.
Com qual idade devo incentivar a leitura?
Até os bebês podem ser incentivados à prática da leitura. De que maneira? Dando a eles os livros para que possam apalpar – com cuidado para não levar à boca, caso o material não seja adequado –, contando histórias para dormir ou entreter os pequenos. Ainda na gestação é possível praticar também, papais, leiam para seus bebês. Se você ficou em dúvida de qual livro escolher, confira a seguir algumas dicas para escolher os tipos de livros infantis para diferentes fases:
Do nascimento até os 3 anos: a família pode escolher livros que proporcionam experiências sensoriais como livros de banho e que estimulam a audição ou o tato. Até os 6 anos: é possível optar por livros com temas mais místicos e que ajudem as crianças a lidarem com seus medos. A partir dos 6 anos: podem ser inseridos livros de aventura e ficção científica.