Exposição fica aberta nos dias 27 e 28 de agosto, e 3 e 4 de setembro. Entrada gratuita é por ordem de chegada, sem agendamento prévio, e mediante apresentação de documento com foto.
A visitação ao coração de Dom Pedro I será aberta ao público neste sábado (27), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A exposição “Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I” fica aberta das 8h às 13h e das 14h às 18h, neste sábado, no domingo (28) e nos dias 3 e 4 de setembro.
Conservado em formol há 187 anos, o órgão do imperador deixou Portugal pela primeira vez e chegou no Brasil na segunda-feira (22), em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Entre quinta (25) e sexta (26), estudantes de escolas públicas puderam visitar a relíquia.
Para os visitantes, o percurso será iniciado pela porta oeste do Palácio do Itamaraty, voltada para o Ministério da Saúde. A entrada é por ordem de chegada, sem agendamento prévio e mediante a apresentação de documento com foto.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), as seguintes regras devem ser seguidas pelo público:
- Não será permitida a entrada de visitantes com bolsas, sacolas ou mochilas, bem como bastão de selfie, tripé e equipamentos similares;
- Não será permitida a entrada de visitantes com bebidas e alimentos;
- É vedado o porte de armas e de outros utensílios;
- O(a) visitante deve seguir os percursos indicados pela equipe responsável, no tempo indicado, não lhe sendo facultada a exploração livre das áreas visitadas;
- O(a) visitante não poderá realizar registro fotográfico ou audiovisual durante a visita;
- O(a) visitante não deverá tocar em qualquer obra de arte ou objeto de valor histórico;
- Pede-se, ainda, jogar lixo apenas nas lixeiras, não fumar, não falar em voz alta e abster-se de atender a telefones celulares, mantendo-os desligados ou em modo silencioso.