Estudantes do Sesi são premiados em Oxford

Delegação do Colégio Sesi Curitiba Centro conquista três prêmios em Simulação da ONU da Universidade de Oxford

A delegação do Colégio Sesi Curitiba Centro conquistou três importantes premiações na Simulação da ONU da Universidade de Oxford, realizada novembro, na Inglaterra. O grupo representou o Brasil pelo terceiro ano consecutivo na maior conferência de Ensino Médio do Reino Unido, reunindo centenas de estudantes de diversos países em debates sobre temas globais.

Pela primeira vez, a organização do evento passou a reconhecer oficialmente o desempenho das delegações em duas categorias, grandes e pequenas, conforme o número de participantes. O Sesi Curitiba Centro recebeu o prêmio de Melhor Delegação (pequena), considerado o reconhecimento máximo concedido a um grupo participante e que destaca a excelência acadêmica, o preparo técnico e o protagonismo dos estudantes.

Além do destaque coletivo, três alunos foram premiados individualmente por seu desempenho em comissões temáticas de alta complexidade:

  • Guilherme Monteiro Lorenzini Coelho – Best Delegate na COP30 “Adapting to a future beyond 1.5°C”, representando a Islândia;
  • Gustavo Tzezak da Silva – Honorable Mention na COP30 “Adapting to a future beyond 1.5°C”, representando Portugal;
  • Camilla de Franco Rocha – Outstanding Delegate no UNHRC “The right of the press in world’s global conflicts”, representando o Chile.

Em sua primeira viagem internacional, o estudante premiado Guilherme Lorenzini expressa a expectativa sobre essa nova experiência. “Participar em Oxford é surreal. Representar um país sozinho exige maturidade e responsabilidade. É como se você estivesse representando uma nação inteira em uma pessoa e essa única pessoa é você. Isso que deixa ainda mais marcante a forma como você tem que pensar, como uma nação pensaria, como o próprio país pensaria.”

As simulações da ONU (Model United Nations – MUN) são reconhecidas internacionalmente por desenvolverem competências essenciais para o século XXI, como argumentação, negociação, análise crítica e comunicação em inglês. Para o Sesi Paraná, o desempenho da delegação reafirma o compromisso da Educação Básica da instituição em oferecer experiências que ampliam horizontes e conectam os estudantes a desafios reais do cenário global.

Para o professor e mentor Tiago Cantuario, a simulação conecta teoria e prática.“Nessas simulações os alunos precisam pensar em soluções de problemas globais. E para isso, eles precisam pensar em setores industriais, nos governos, como funciona a política e como funciona a organização dos órgãos internacionais. Todo esse trabalho em equipe, a pesquisa e a análise global são reflexo do que vivenciamos em sala de aula.”

Com resultados expressivos e consistentes nos últimos anos em conferências como Harvard, Yale e Oxford, o Colégio Sesi Curitiba Centro se consolida como referência na preparação de jovens para ambientes multiculturais, acadêmicos e profissionais de alto nível.