Vinho brasiliense é premiado no The WineHunter Award

Villa Triacca Hotel Vinícola & Spa recebeu, na última quinta-feira (4), seletos convidados para um jantar exclusivo em torno do primeiro vinho fino produzido em Brasília. Além da degustação vertical do rótulo Seu Claudino Syrah, que reuniu seis safras, de 2019 a 2024, coincidentemente, a noite foi marcada pela conquista do The WineHunter Award, que premiou o Seu Claudino Superiore 2022 com a medalha Rosso. Portanto , esta premiação veio coroar a degustação histórica da vinícola.

Entre os presentes estavam Christian Burgos, diretor da revista Adega; o pesquisador Murillo Regina, conhecido como “pai da dupla poda”; o jornalista Marcelo Copello; além de nomes como Marcelo Vargas, professor e pesquisador; Caroline Dani, presidente da ABS-RS; Sergio Pires, presidente da ABS-DF; e os enólogos Anderson Schmidt e Marcos Vian, entre outros.

Horas após a degustação vertical, a vinícola recebeu a confirmação da premiação internacional. O Seu Claudino Superiore 2022 foi avaliado em Porto Alegre por uma comissão liderada pela embaixadora do guia na América do Sul, Karine de Souza, que reuniu especialistas para analisar mais de 100 vinhos brasileiros. O reconhecimento destacou a excelência, autenticidade e qualidade do rótulo brasiliense.

O anfitrião Ronaldo Triacca emocionou o público ao destacar a trajetória do rótulo, criado em homenagem ao pai, Claudino Triacca, pioneiro agrícola da região. “Produzi-lo em Brasília e vê-lo premiado nacional e internacionalmente é motivo de muito orgulho”, disse.

Programação começa às 17h, com as boas-vindas dos proprietários, seguida da degustação técnica dos nove rótulos
O evento reuniu seis safras, de 2019 a 2024, e nove rótulos de Syrah provenientes de vinhedos próprios.
Encontro reuniu dezenas de convidados, entre enólogos, jornalistas, pesquisadores e apreciadores

Com o prêmio, a Villa Triacca foi convidada a participar do Merano WineFestival, que será realizado na Itália, entre 8 e 11 de novembro, considerado um dos eventos mais prestigiados do mundo do vinho. A presença no festival abre portas para a inserção dos vinhos brasilienses em mercados estratégicos internacionais, consolidando o projeto como um marco para a vitivinicultura no Cerrado.

Degustações verticais são experiências raras no mundo do vinho, onde diferentes safras de um mesmo rótulo são apresentadas lado a lado, permitindo observar como clima, solo e tempo influenciam a evolução da bebida
Anfitrião Ronaldo Triacca e convidados
Menu foi assinado pela chef Kelly Rodrigues, que valorizou ingredientes do Cerrado e técnicas que resgatam a ancestralidade local.

O jantar foi conduzido pela chef Kelly Rodrigues, que valorizou sabores do Cerrado em pratos como polenta brustolada com ragu de linguiça Duroc, salada de figo caramelizado com baru, suíno assado na brasa e sobremesa de gelato Fior di Latte com calda de sagu. A trilha sonora ficou por conta do Duo Smart Jazz, em apresentação intimista.