Nível do estoque em novembro deste ano (50%) é o menor registrado nos últimos cinco anos. Necessidade de doação mais urgente é para grupos O+, O- e A+.
O Hemocentro – fundação responsável por distribuir sangue para todos os hospitais públicos do Distrito Federal – anunciou, nesta segunda-feira (6), situação de emergência por causa do baixo estoque de vários tipos sanguíneos. Caso o cenário permaneça, há risco de desabastecimento dos hospitais.
Segundo a fundação, o nível do estoque de sangue de novembro deste ano (50%) é o menor registrado nos últimos cinco anos (veja como doar mais abaixo).
- A necessidade de doação mais urgente é para os grupos O+, O- e A+, que estão com estoques 40% abaixo do nível considerado como seguro 🩸;
- O tipo AB+ é o receptor universal. Já O- é o doador universal. Mas todos os tipos de sangue são bem-vindos 🩸;
- O mês de outubro registrou uma média de 127 doações de sangue por dia. Segundo o Hemocentro, o número considerado ideal de doações por dia seria de 180 bolsas 🩸.
Como faço para doar sangue?
- Realize o agendamento obrigatório pelo site do Hemocentro ou pelos telefones 160 opção 2 e 0800 644 0160;
- Compareça ao Hemocentro: Das 7h15 às 18h, no Setor Médico Hospitalar Norte, conjunto A, bloco 03, na Asa Norte, Brasília-DF.
- Leve seu documento de identificação oficial com foto;
- Se alimente adequadamente, evitando alimentos gordurosos (se for doar após o almoço, aguardar 2 horas);
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião. Idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
- Pesar mais de 51 kg;
- Dormir pelo menos 6 horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar duas horas antes da doação;
- Exposição a determinadas situações ou medicamentos podem impedir a doação, confira a lista no site do Hemocentro.