Apesar de não ser destino disputado para esta época do ano, capital estará cheia de turistas no Réveillon. No dia 1º de janeiro, após posse, governo de transição organiza festival com mais de 20 artistas.
Brasília não é tradicionalmente conhecida como destino disputado para o ano novo. No entanto, em anos de posse presidencial, cresce a procura pela capital federal durante o Réveillon. Para a virada de 2023, a maioria dos hotéis da cidade já está com 90% de ocupação, e as opções hospedagem estão cada vez mais restritas.
De acordo com o presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal (Sindhobar-DF), Jael da Silva, em alguns estabelecimentos, 100% dos quartos já estão reservados.
“Nossa expectativa em relação à posse e agora ao novo governo, a partir de 1º de janeiro, inclusive do próprio Réveillon na cidade, é muito boa para a nossa rede hoteleira. Alguns hotéis já estão com a sua lotação esgotada, e a gente está esperando entre 90% e 95% da taxa de ocupação nesse período”, diz.
Para o dia 1º, após a cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, o governo de transição também organiza o “Festival do Futuro”, evento que deve contar com shows de mais de 20 artistas, como Chico César, Pabllo Vittar, Duda Beat, Paulinho da Viola e Gaby Amarantos, entre outros.
Para o locador de imóveis Luciano Duttra, o início de dezembro está sendo de organização para receber os hóspedes que chegarão no fim do mês.
“A demanda no mercado está muito superior ao ano passado. Tem muita gente que está buscando hospedagem por preços acessíveis, querendo ficar confortável. E eu estou me organizando muito bem pra poder receber esses hóspedes no final do ano”, diz Luciano.
Alfredo Stefeni é gerente de um hotel no centro de Brasília, e afirma que o movimento da rede vem crescendo desde julho. A expectativa para 2023 também é positiva.
“[Estamos com o] nível de ocupação já beirando os 97%, tanto para o dia 31, quanto para o dia 1º. Há muita expectativa para 2023, [o movimento] vem crescendo em 2022, desde julho para cá, de uma maneira bastante sólida de ocupação e em diária média”, comemora.